*Por Lucas Soares e Layse Ventura

Vai viajar para o exterior? Além de verificar seu passaporte, prepare seu certificado de vacina para não ser pego desprevenido. Essa exigência passou a fazer parte do cotidiano, já que alguns países proíbem a entrada de estrangeiros não vacinados. Fora isso, o documento ainda pode evitar a quarentena obrigatória em alguns destinos.

Existem países que são ainda mais exigentes e demandam o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para que você consiga entrar ou até mesmo passar por lá. Mas, esse comprovante serve apenas para outras doenças.

Neste guia, o Olhar Digital vai te ensinar tudo o que você precisa saber para emitir seus certificados de vacinação e fazer uma viagem tranquila.

publicidade

O que é o certificado de vacina?

No Brasil, existem dois tipos de certificado de vacina. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento emitido gratuitamente pela Anvisa para comprovar que você está imunizado contra as seguintes doenças: febre amarela, meningite e poliomielite.

Já o certificado de vacina do Conecte SUS serve para comprovar que você tomou as doses contra coronavírus. Obter seu comprovante é bastante simples e ele pode ser emitido em outros dois idiomas, além do português: espanhol e inglês.

Qual a importância do certificado de vacina?

O certificado de vacina é o documento oficial que garante que você foi vacinado. Assim como o passaporte é um atestado internacional de que você é você, o certificado de vacina é uma maneira de os países controlarem a propagação de doenças em seus territórios.

Saiba qual a importância do certificado de vacina
O certificado de vacina é uma maneira de proteger a proliferação de doenças nos países. Imagem: Otavio Oliva / Shutterstock

Quando a vacina da dengue for aprovada, certamente o Brasil poderá exigir que os estrangeiros estejam imunizados contra a doença – principalmente, se a viagem for realizada no verão, quando o número de casos aumenta.

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS é a plataforma criada para integrar os dados dos cidadãos brasileiros que utilizam o sistema público de saúde. Além de informação sobre vacinação, ela reúne dados de exames, medicamentos, atendimentos e internações.

No Conecte SUS, você pode emitir a Certidão Nacional de Vacinação contra Covid-19. Esse documento é útil para quem precisa da comprovação para o trabalho ou ir a um show, por exemplo.

Se quiser ver como acessar a sua carteira de vacinação digital com todas as vacinas que você tomou, você pode olhar este outro tutorial aqui.

Agora, vamos te mostrar como tirar o certificado para a Covid-19 e traduzi-lo para os outros idiomas.

Como conseguir seu certificado de vacina da Covid-19

O primeiro passo, claro, é estar vacinado. Para acessar o certificado, é importante saber que você precisa ter recebido ambas as doses da vacina (ou dose única, no caso da Janssen). Caso contrário, o sistema irá autorizar o usuário apenas para acessar a Carteira de Vacinação Digital.

Uma vez imunizado por completo, você poderá emitir o comprovante via Conecte SUS. O acesso à plataforma do governo federal pode ser feito tanto pelo aplicativo, disponível para iOS e Android, quanto na versão web.

Também é importante ressaltar que, para acessar o Conecte SUS, você precisa efetuar um pré-cadastro na plataforma gov.br. Isso porque você irá utilizar o mesmo login e senha em ambos os serviços.

Caso você ainda não tenha o cadastro no gov.br, o próprio site do Conecte SUS pode te redirecionar para realizar o cadastramento.

Você também pode realizar o cadastramento previamente pelo próprio site gov.br, clicando em “Iniciar” e depois em “Criar conta”. Há diversas opções de fazer o cadastro: você pode usar o CPF, ou até mesmo reconhecimento facial.

Esse cadastro no gov.br é usado para muitas outras funções, desde a emissão de documentos digitais até agendamento de serviços.

Uma vez acessada a plataforma do Conecte SUS, siga os passos abaixo para emitir o certificado.

Pelo PC

O processo a ser feito no PC não envolve a instalação de nenhum aplicativo, sendo tudo feito através do navegador. Confira.

  1. Acesse o site do Conecte SUS por este link no navegador de sua preferência;
  1. Na página carregada, clique em “Entrar com Gov.br”;
Como acessar sua carteira de vacinação digital pelo PC - Passo 1
  1. Faça o login no portal Gov.br;
Como acessar sua carteira de vacinação digital pelo PC - Passo 2
  1. Caso você nunca tenha acessado o Conecte SUS, o portal Gov.br informará que o site em questão está solicitando acesso aos seus dados. Conceda a permissão para poder prosseguir;
Como acessar sua carteira de vacinação digital pelo PC - Passo 3
  1. Na nova página, confira os termos de uso para poder prosseguir;
Como acessar sua carteira de vacinação digital pelo PC - Passo 4
  1. Agora, toque em “Meus Cartões” no pé da página (1) e, em seguida, em “Certificado de vacina Covid-19” (2):
Como emitir certificado de vacina no Conecte Sus
  1. Em seguida, abrirá uma janela pop-up. Você pode trocar o idioma (1) ou salvar o documento no formato PDF (2):
Como emitir certificado de vacina no Conecte Sus

Pelo celular

O processo pelo celular também é bem simples de ser efetuado, mas para isto você deverá instalar um aplicativo. Veja:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store e faça o download do aplicativo Conecte SUS;
  1. Abra o aplicativo normalmente, toque em “Entrar com Gov.br”. Depois, faça seu login com seu CPF e senha:
Como emitir certificado de vacina no Conecte SUS pelo celular
  1. Toque em “Aceite os termos” para poder prosseguir:
Como emitir certificado de vacina no Conecte SUS pelo celular
  1. No app, clique no símbolo da carteira (1) e, depois, em “Certificado de vacina Covid-19” (2):
Como emitir certificado de vacina no Conecte SUS pelo celular
  1. Na próxima janela, você pode alterar o idioma do certificado (1) e baixar o documento o certificado de vacina no formato PDF (2):
Como emitir certificado de vacina no Conecte SUS pelo celular

Como emitir certificado de vacinação da Covid-19 em diferentes idiomas?

Uma vez emitido o certificado em português (que é o padrão), você poderá clicar no botão de idiomas, localizado acima com a bandeira do Brasil, para abrir mais duas opções: espanhol ou inglês.

Imagem mostra um dos passos para emitir o certificado de vacina da Covid-19 em diferentes idiomas pelo aplicativo Conecte SUS

Antes de viajar, verifique sempre as exigências do local para o qual você deseja ir, para saber se o certificado de vacina da Covid-19 é válido por lá, já que as regras mudam a depender do país.

Segundo o próprio governo federal, “apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19 brasileiro como comprovante de vacinação”.

Leia mais:

Ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde: quais são os impactos?

O sistema do Conecte SUS e o site do Ministério da Saúde sofreram um ataque no dia 10 de dezembro de 2021. Na ocasião, houve uma mudança nos dados de de acesso ao sistema de ambiente de nuvem pública Amazon Web Services (AWS). O Conecte SUS e o site do Ministério voltaram a funcionar 13 dias depois da queda.

Em janeiro, o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, explicou que não houve perdas de dados durante uma coletiva para a imprensa.

“É importante deixar claro que não houve perda de informação e que não há apagão de dados. As informações existem e o Ministério continuou recebendo e divulgando dados durante esse período, especialmente os da pandemia. Essas informações foram e continuam sendo disponibilizadas de fácil acesso no nosso site através dos nossos boletins informativos e boletins epidemiológicos”, contou.

Quais países exigem certificado de vacinação internacional?

Atualmente, o certificado de vacinação internacional é exigido para as seguintes doenças e países:

  • Febre amarela – 125 países; você pode conferir a lista completa aqui.
  • Poliomelite – 2 países: Paquistão e Somália.
  • Meningite – 2 países: Arábia Saudita e Líbia.

Como emitir certificado de vacinação internacional?

Se você vai viajar para alguns dos países que exigem imunização contra febre amarela, você consegue fazer o pré-cadastro para emitir seu certificado de vacinação internacional de forma online. Confira o passo a passo.

  1. Acesse este site;
  1. Se você não tem um login e senha, clique em “Cadastrar viajante”:
Como emitir certificado internacional de vacinação online
  1. Na próxima janela, você deverá inserir seus dados pessoais, um telefone de contato e uma pergunta de segurança, além de fazer o upload de um dos documentos oficiais da lista e da carteira nacional de vacinação. Por fim, crie um login e senha e clique em “Enviar”:
Como emitir certificado internacional de vacinação online
  1. Na próxima janela, será confirmado seu pré-cadastro. Agora, acesse seu e-mail e clique onde estiver escrito “Para concluir seu cadastro, clique aqui”.
  1. Acesse novamente este site e faça seu login.
  1. Agora, clique em “Agendamento” (1) e, depois, em “Novo agendamento” (2):
Como emitir certificado internacional de vacinação online
  1. Agora, escolha o serviço, a unidade de atendimento e a data de agendamento. Por fim, toque em “Enviar”.

Pronto! Agora é só comparecer na unidade escolhida no dia agendado para concluir o atendimento e obter seu certificado de vacinação internacional.

Certificado de vacina: dúvidas frequentes

Agora que você já sabe o que é o certificado de vacina e como emitir o seu, veja as principais dúvidas quanto ao documento.

Para que serve o QR Code no certificado de vacina?

O QR Code é um item de segurança do certificado de vacina. A leitura para autenticar a veracidade do documento pode ser realizada pelo próprio aplicativo Conecte SUS ou pelo site Valida Certidão.

Tomei a vacina no exterior, os dados serão atualizados no Conecte SUS?

Um dos maiores problemas de quem tomou vacina no exterior era não conseguir emitir o certificado. Porém, essa questão está próxima de ser resolvida.

De acordo com uma nota informativa do Ministério da Saúde, publicada em abril de 2022, em breve os viajantes imunizados com vacinas reconhecidas no Brasil conseguirão que seus dados sejam inseridos no sistema e-SUS APS.

Qual o prazo para os dados da vacinação aparecerem no sistema?

Os dados da vacinação são enviados pelo estabelecimento de saúde ao Ministério de Saúde pelo sistema de informação integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Depois de enviados pelo município, estado ou Distrito Federal, os dados da vacinação aparecerão em até 72h no Conecte SUS.

Os dados da minha vacinação não constam no Conecte SUS, o que fazer?

Neste caso, a orientação do Ministério de Saúde é para procurar o local de vacinação ou as secretaria de saúde municipal ou estadual de sua região para solicitar o registro ou a correção dos dados enviados à RNDS.

Tomei vacinas diferentes, consigo emitir o certificado?

Sim, consegue. As pessoas que por algum motivo tiveram que tomar vacinas diferentes ainda assim conseguem emitir o certificado.

Lembrando que a orientação ao trocar a marca do imunizante é permanecer com um que utilize a mesma tecnologia (vírus inativo, RNA etc.)

O certificado de vacina tem data de validade?

Não, o certificado de vacina não tem data de validade. Para emitir o certificado de vacina contra Covid-19 basta estar com o esquema de imunização completo.

Conclusão

Agora, você sabe como emitir seu certificado de vacina e quem procurar em caso de erro nos seus dados. Compartilhe com seus amigos!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!