O veículo de lançamento 006 da startup norte-americana Astra, da Califórnia, também conhecido como Foguete 3.3, está programado para decolar do Complexo do Espaçoporto do Pacífico na Ilha Kodiak, no Alasca, durante uma janela de duas semanas que vai de hoje até 11 de setembro.

No entanto, segundo o anúncio mais recente feito via Twitter, o lançamento deve acontecer ainda neste sábado (28), a partir das 17h45, pelo horário local (18h45 no horário de Brasília).

Quem quiser assistir, pode acompanhar as transmissões ao vivo pelo site oficial da Astra ou no YouTube da Nasa Spaceflight.

Foguete 3.3 da Astra terá segundo lançamento ainda em 2021

Com 13 metros de altura, o veículo de lançamento 006 levará uma carga útil de teste de simulador em massa para o Programa de Teste Espacial do Departamento de Defesa. Esse lançamento é o primeiro de dois que a Força Espacial dos EUA reservou com o Astra. Segundo o site Space.com. O segundo deve ocorrer ainda neste ano.

publicidade
Veículo de lançamento 006, conhecido como Foguete 3.3, no pátio da Astra. Imagem: Astra – Vídeo de Divulgação

Leia mais:

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Astra nesta missão e acreditamos que isso demonstra capacidade crítica de lançamento de baixo custo, móvel e responsivo”, disse o coronel Carlos Quinones, diretor do Programa de Teste Espacial, em um comunicado no início deste mês, quando o contrato foi anunciado.

Astra acumula duas tentativas fracassadas de lançamento ao espaço

A Astra, que foi criada em 2016, fez duas tentativas de testes orbitais até o momento. O primeiro, em setembro de 2020, não conseguiu chegar ao espaço depois que o foguete sofreu um problema de orientação no início do voo. 

Três meses depois, o foguete 3.2 da empresa chegou ao espaço, mas ficou sem combustível antes de atingir a velocidade orbital. O sucesso total nesta nova missão, portanto, seria um grande marco para a empresa.

A Astra alcançará marcos adicionais em rápida sucessão, se tudo correr conforme o planejado. A empresa planeja conquistar uma grande fatia do mercado de lançamento de pequenos satélites com seus foguetes produzidos em massa, econômicos e em constante evolução. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!