‘Mobile Suit Gundam’ ou simplesmente ‘Gundam’ é uma franquia de robôs gigantes criada por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate, pelo estúdio Sunrise, em 1979. O anime é considerado uma das maiores óperas espaciais de todos os tempos e inspirou gerações a olhar para o espaço. Mas Tomino não é alguém que torce pela exploração espacial como acontece atualmente.

No meio deste ano, o bilionário Richard Branson fez um passeio em órbita pela sua empresa Virgin Galatic, seguido pelo também bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon, em sua Blue Origin. Elon Musk, outro bilionário, dono da SpaceX, pretende fazer o mesmo. O objetivo dos super-ricos é promover o turismo espacial.

publicidade

Leia mais:

O criador do desenho animado destaca que os atuais empreendimentos espaciais privados estão poluindo o planeta. Ele falou sobre o tópico em entrevista à revista japonesa Weekly Playboy. Ele mencionou que “políticos, financistas e exploradores espaciais não estão pensando em como as coisas serão difíceis no futuro próximo”.

publicidade

“Eles não estão pensando em coisas como ‘Não é estúpido dizer o que é um território (no espaço)? Para o ponto fundamental, o que as pessoas vão fazer na colônia? Os humanos precisam de ar e água para viver no espaço, certo? Por quanto tempo eles viverão no espaço?’”, comentou o criador de ‘Gundam’.

‘Gundam’ estreou em 1979. Imagem: Reprodução

Mas, além disso, Tomino acredita que esses amantes modernos do espaço não pensam em questões maiores e mais palpáveis, como as substâncias tóxicas emitidas pelos foguetes nas áreas ao redor das rotas de voo, algo já visto no cosmódromo de Baikonur, na Rússia. Lá, a queima de combustível causou a morte de diversos animais selvagens.

publicidade

“Apenas pense sobre isso, por favor. Os foguetes de hoje não poderiam transportar mil ou mais pessoas para a Lua, certo?”, completou o criador de ‘Gundam’. Yoshiyuki Tomino criou o anime inspirado no físico americano Gerard O’Neill, que defendia a exploração espacial.

Via: Kotaku

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!