Apple pode ter comprado circuito de testes da Chrysler para o Apple Car

Um circuito no qual testes parecem estar sendo feitos desde 2017 foi comprado por por uma empresa suspeita de ser mera fachada da Apple
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 06/09/2021 12h13, atualizada em 06/09/2021 13h31
Carro com logomarca da Apple na tampa do tanque de combustíveis
Veículo elétrico da Apple pode estar longe de virar realidade. Crédito: withGod/Shutterstock
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A Apple parece estar por trás de um negócio no qual um ex-circuito de testes da Chrysler foi comprado pela empresa que tem alugado o local nos últimos cinco anos. A empresa, há bons motivos para desconfiar, é uma mera fachada para o projeto nunca assumido (ou desmentido) de um veículo da Apple, apelidado pela imprensa de “Apple Car”.

A informação vem da da AZ Big Media. O Chrysler Proving Grounds custou US$ 125 milhões (algo em torno de R$ 649 milhões hoje, 06/09) e possui mais de dois mil hectares. A instalação permite dirigir em uma gama de velocidades, contendo trechos de estradas molhadas, faixas de pedestres e cruzamentos. Ou seja, é um local ideal para o possível Apple Car ser testado em condições diversas, inclusive para suas características autônomas.

A compradora é a misteriosa Route 14 Investment Partners LLC. É é administrada pelo Greenberg Traurig, um grande escritório de advocacia internacional. A empresa foi fundada em julho de 2016 e, no ano seguinte, se tornou locatária do circuito de testes no Arizona. Não há notícia der outros negócios e os endereços listados são prédios de escritórios genéricos.

No mesmo 2017, a notícia de que a Apple estava realizando testes no mesmo campo começou a circular. A suspeita, assim, é que a Route 14 seja só uma fachada para a Apple manter o segredo sobre seu projeto ultrassecreto de veículo.

Imagem aérea do terreno onde está o circuito de testes comprado pela Apple
Reprodução/MacRumors

Local propício

Outro ponto importante sobre a instalação é que o estado do Arizona se tornou um ambiente propício para testes e desenvolvimento de veículos autônomos. Isso desde 2015, quando o governo local permitiu o teste e pilotagem de veículos sem motorista em certas vias públicas.

No Arizona, a operação de carros autônomos é vista com potencial de produzir benefícios sociais, como eliminação do tráfego e congestionamento. Questões também positivas consideradas sobre carros sem motoristas no estado são o aumento da segurança, a redução das necessidades de estacionamento, além de opções de mobilidade.

Em 2016, a Lucid Motors escolheu o Arizona como o local para construir sua fábrica de automóveis. Além disso, a proximidade do estado com o México, cadeia de suprimentos transfronteiriça, oferece um clima de negócios favorável.

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Apple Car

Tudo indica que a Apple vem trabalhando em um carro autônomo há um certo tempo, planejando lançar um veículo em três a seis anos. Há expectativas para que a empresa já lance o veículo em 2024.

Nesse sentido, uma possível parceria com a Toyota pode ter sido abordada em uma recente visita da Apple à empresa japonesa. Porém, o analista Ming-Chi Kuo acredita que um Apple Car não será lançado antes de 2025-2027, e que a Apple ainda está superando os problemas de liderança e gerenciamento.

Kuo também acredita que o Apple Car será o “próximo produto estrela” da empresa, oferecendo melhor integração de hardware, software e serviços em comparação com os concorrentes em potencial no mercado automotivo. Muito em virtude de chips projetados pela própria Apple e fabricados pela TSMC. Para o analista, o chassi do veículo inicial da Apple poderá ser baseado na plataforma de veículo elétrico E-GMP (BEV) da Hyundai.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

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Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital