A Hyundai revelou seu protótipo de carro híbrido de célula de hidrogênio Vision FK em sua conferência Hydrogen Wave. O veículo é resultado de uma parceria da empresa com os especialistas em desempenho de EV Rimac Automobili (da qual a Hyundai possui uma participação de 12 por cento).

O Vision FK é um conceito esportivo que traz um trem de força de 500 kW – cerca de 670 cavalos; para comparação, um Porsche 992 Turbo S, o mais potente, tem 642 cv. Distribuídos em motor duplo, um para cada roda traseira, permitindo vetorizar o torque em curvas e desvios.

Além disso, a máquina possui um tempo de aceleração de 0-100 km/h abaixo dos quatro segundos e uma autonomia de 600 km, após carga total e seus tanques de hidrogênio cheios.

parte da apresentação do Vision FK
Divulgação/Hyundai

Leia mais:

publicidade

Um carro a célula de hidrogênio não queima o gás altamente inflamável, mas transforma sua energia potencial em eletricidade. É uma aposta para um futuro sem combustíveis fósseis, já que o hidrogênio pode ser produzido de forma de neutra em carbono (mas o processo mais comum hoje extrai do gás natural, que é um combustível fóssil). A vantagem é que, diferente de uma bateria, o carregamento é imediato.

Mas, como qualquer híbrido plug-in, o conceito pode ser conectado na tomada para carregar a bateria por uma quantidade não revelada de faixa elétrica pura. Quando há hidrogênio no tanque, ele é usado para manter a bateria carregada.

Hyundai totalmente elétrica até 2035

Como parte da estratégia da marca para acelerar a absorção do combustível hidrogênio no mercado até 2040, o Vision FK também segue um compromisso da Hyundai de tornar todos os seus veículos na Europa totalmente elétricos até 2035. Mais que isso, o conceito está alinhado ao lançamento de dois novos motores de célula de combustível de hidrogênio em 2030.

A Hyundai também pretende ampliar a potência de célula de combustível de hidrogênio em todas as áreas de mercado em que a montadora coreana opera. Incluindo transporte e logística, que serão atendidos por novos e-Bogies autônomos.

Confira a apresentação do Vision FK da Hyundai no vídeo da conferência postado no YouTube pela fabricante:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.