Cerca de seis meses depois do encalhe do navio Ever Given no Canal de Suez, no Egito, uma segunda embarcação bloqueou temporariamente a passagem. O Canal de Suez é uma das principais vias de tráfego marítimo do mundo, com 12% do comércio global passando por ele.

Desta vez, o navio encalhado foi o Coral Crystal, que tem bandeira do Panamá. A embarcação ficou presa logo depois de viajar cerca de 53 quilômetros pelo canal. Diferente do Ever Given, o Coral Crystal não bloqueou a passagem inteira, mas pelo menos quatro navios ficaram presos atrás dele.

Desta vez, foi possível fazer os navios passarem pelo canal e o bloqueio foi bem menos grave do que o enfrentado em março. Na ocasião, cerca de 12% do comércio mundial ficou paralisado por seis dias em decorrência do encalhe do Ever Given.

Desencalhe mais simples

Desencalhe do navio Coral Crystal foi muito mais simples que a do Ever Given. Crédito: Airbus

Apesar de ser um gigante dos mares, o Coral Crystal é muito menor do que o Ever Given, o que facilitou sua remoção do Canal de Suez. Desta vez, foi possível retirar a embarcação usando alguns rebocadores do canal.

publicidade

Com 225 metros de comprimento, o Coral Crystal tem apenas metade do tamanho da embarcação que encalhou em março. Por conta disso, foi muito mais fácil e rápido para as autoridades do canal fazerem que o navio flutuasse e seguisse viagem normalmente.

Fragilidade da indústria

Contudo é um ponto de atenção que um segundo navio tenha encalhado em uma das principais rotas marítimas do planeta. De acordo com o portal Futurism, isso mostra uma falha na indústria da navegação global, em que uma única peça pode gerar uma enorme reação em cadeia.

Leia mais:

As autoridades se mostram bastante insatisfeitas com as falhas e bloqueios não intencionais ocorridos no Canal de Suez em 2021. Atualmente, o governo do Egito, que é responsável pelo canal, está trabalhando no alargamento da passagem para diminuir o risco de que navios maiores encalhem.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!