Wayforward Machine ‘imagina’ como será a internet de 2046

Edson Kaique Lima01/10/2021 19h10, atualizada em 01/10/2021 19h40
Ferramenta Wayforward Machine
Crédito: Internet Archive/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os criadores da “Wayback Machine”, uma ferramenta que permite observar como uma página web estava em um determinado momento, fizeram um exercício de “futurologia” e criaram a “Wayforward Machine”, com o objetivo de tentar imaginar como será a internet em 2046.

Assim como a Wayback Machine, a Wayforward Machine também é uma iniciativa da Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que busca ser uma espécie de museu em tempo real da internet. A entidade nasceu em 1996 e conta com nada menos do que 617 bilhões de páginas, e contando.

Como uma espécie de comemoração dos 25 anos do Internet Archive, a entidade que permite aos usuários “voltar no tempo”, quis fazer com que as pessoas “viajassem para o futuro”. Mais precisamente, mais 25 anos no futuro, até o ano de 2046.

Meio “bleh”

O Olhar Digital testou a Wayforward Machine, mas o resultado não é tão legal quanto pode parecer. Pessoalmente, a minha sensação foi a mesma que eu tive quando assisti “Black Mirror: Bandersnatch” na Netflix, no longínquo ano de 2018, até que é bacana, mas poderia ser melhor.

Ferramenta Wayforward Machine
Página inicial da ferramenta Wayforward Machine. Crédito: Internet Archive/Divulgação

O primeiro passo para usar a ferramenta é digitar a URL de um site. A expectativa era de encontrar uma versão modificada de um site, algo como o globo.com de 2030, brincadeira que foi bem popular na blogosfera há mais de 10 anos. Mas encontramos caminhos diferentes para um mesmo destino.

A URL digitada no Wayforward Machine, no fim das contas, não faz a menor diferença. O retorno é uma versão borrada da página acessada e uma série de pop-ups que pulam na tela denotando um futuro distópico, livremente inspirado em “1984”, de George Orwell, e com uma internet bastante controlada.

Ferramenta Wayforward Machine
Wayforward Machine imagina um futuro distópico para a internet. Crédito: Internet Archive/Divulgação

Não é bem uma ferramenta…

Ou seja, o objetivo é bastante claro, no fim das contas, não se trata de uma ferramenta que “imagina a internet do futuro”, mas um aviso sobre os riscos que governos e grandes corporações representam para uma internet livre e com informações de qualidade e gratuitas.

No Twitter, o Internet Archive criou uma conta chamada “IA2046”, que desenvolve uma espécie de roteiro que vai se desdobrando anualmente até o cenário apresentado quando acessamos a Wayforward Machine.

No fim, era propaganda…

O anúncio interativo é parte da campanha #EmpoweringLibraries, ou “Empoderando Bibliotecas”, em tradução livre. De acordo com a organização, o objetivo da campanha é “lutar por um mundo onde as bibliotecas e os alunos tenham autonomia por meio do acesso à informação”.

#EmpoweringLibraries é a resposta da Internet Archive a um processo movido por quatro editoras dos Estados Unidos, que acusam a organização de armazenar cópias digitalizadas de livros protegidos por direitos autorais em um outro site, o Open Library.

Leia mais:

A iniciativa angariou o apoio de outros grupos e empresas que lutam por direitos digitais. Entre eles, estão alguns pesos pesados, como a Mozilla e a Wikimedia Foundation, dona da Wikipédia. Além de entidades como a Electronic Frontier Foundation (EFF) e a Fight for the Future.

Via: Ars Technica

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital