Em 2021, o Porsche 968 completa 30 anos e, para celebrar a data, a fabricante alemã resolveu produzir um modelo especial do esportivo. Feito em parceria com a grife francesa L’Art de L’Automobile, o 968 L’Art é bastante elegante, com um design sóbrio e um conjunto de entalhes na carroceria que remontam à versão original de 1991.

A frente quadrada e os faróis horizontais em LED também ecoam o visual dos anos 1980 e 90, trazendo ares da primeira geração do Honda Acura NSX. Já por dentro, a TAG-Heuer incluiu um cronômetro específico para o painel de instrumentos, assim como a Bose, que forneceu um sistema de áudio personalizado, com um posicionamento diferenciado de alto-falantes e um novo design para as grades.

Porsche 968 L'Art
O Porsche 968 L’Art é um modelo especial com a dianteira quadrada que remonta aos esportivos dos anos 80 e 90 (Porsche/Divulgação)

O Porsche 968 foi o último carro esportivo de entrada da fabricante a vir com motor dianteiro. No passado, o modelo ficou escanteado por (meio que) ter nascido na época errada: seu visual era simplesmente muito oitentista para os anos 1990. Aliás, o 968 compartilhava muitas peças com o 944, seu antecessor, e, talvez por conta disso, tenha sofrido ao longo de sua existência com o design anacrônico.

O modelo especial do Porsche 968 ficou exposto durante a Semana da Moda em Paris, na semana passada, como parte de uma instalação artística. O carro estava venda até domingo no site da L’Art de L’Automobile. A Porsche também vai produzir seis unidades do 968 L’Art e colocará à venda a partir do meio deste mês.

publicidade

Reinterpretação autoral

Embora leve o nome da Porsche, esta nova versão do 968, diga-se de passagem, é muito mais uma reinterpretação do carro pelo designer Arthur Kar, fundador da L’Art de l’Automobile. Sob a direção do empresário, o carro foi construído nos últimos 18 meses em uma oficina de Paris. As principais recomendações de Kar foram a inclusão da cor verde e a instalação de lanternas traseiras inspiradas no 911 Speedster, que, por sinal, levam seu nome.

Porsche 968 L'Art
Kar fez questão de desenhar as lanternas traseiras do 968 L’Art com seu sobrenome: empresário francês é apaixonado pelos alemães desde criança (Porsche/Divulgação)

Durante boa parte da vida, Kar foi fascinado por Porsches — o vídeo promocional da montadora parece encenar tal paixão do empresário. Aprendeu sobre os carros ainda criança, na oficina do pai, e depois trabalhando como técnico em uma concessionária quando adolescente. Mais tarde, transformou sua paixão em um negócio, restaurando e vendendo carros. Dirige hoje a grife que fundou em 2017.

Via Motor Authority

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!