Em 2021, o Porsche 968 completa 30 anos e, para celebrar a data, a fabricante alemã resolveu produzir um modelo especial do esportivo. Feito em parceria com a grife francesa L’Art de L’Automobile, o 968 L’Art é bastante elegante, com um design sóbrio e um conjunto de entalhes na carroceria que remontam à versão original de 1991.
A frente quadrada e os faróis horizontais em LED também ecoam o visual dos anos 1980 e 90, trazendo ares da primeira geração do Honda Acura NSX. Já por dentro, a TAG-Heuer incluiu um cronômetro específico para o painel de instrumentos, assim como a Bose, que forneceu um sistema de áudio personalizado, com um posicionamento diferenciado de alto-falantes e um novo design para as grades.
O Porsche 968 foi o último carro esportivo de entrada da fabricante a vir com motor dianteiro. No passado, o modelo ficou escanteado por (meio que) ter nascido na época errada: seu visual era simplesmente muito oitentista para os anos 1990. Aliás, o 968 compartilhava muitas peças com o 944, seu antecessor, e, talvez por conta disso, tenha sofrido ao longo de sua existência com o design anacrônico.
O modelo especial do Porsche 968 ficou exposto durante a Semana da Moda em Paris, na semana passada, como parte de uma instalação artística. O carro estava venda até domingo no site da L’Art de L’Automobile. A Porsche também vai produzir seis unidades do 968 L’Art e colocará à venda a partir do meio deste mês.
Reinterpretação autoral
Embora leve o nome da Porsche, esta nova versão do 968, diga-se de passagem, é muito mais uma reinterpretação do carro pelo designer Arthur Kar, fundador da L’Art de l’Automobile. Sob a direção do empresário, o carro foi construído nos últimos 18 meses em uma oficina de Paris. As principais recomendações de Kar foram a inclusão da cor verde e a instalação de lanternas traseiras inspiradas no 911 Speedster, que, por sinal, levam seu nome.
Durante boa parte da vida, Kar foi fascinado por Porsches — o vídeo promocional da montadora parece encenar tal paixão do empresário. Aprendeu sobre os carros ainda criança, na oficina do pai, e depois trabalhando como técnico em uma concessionária quando adolescente. Mais tarde, transformou sua paixão em um negócio, restaurando e vendendo carros. Dirige hoje a grife que fundou em 2017.
Via Motor Authority
Leia mais:
- Porsche anuncia conversão da série 718 para modelo elétrico em 2014
- Porsche 919 Street, uma pérola perdida no Salão de Munique
- Porsche inicia construção de fábrica de combustível ecológico no Chile
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!