Apps de Nubank e Bradesco caem nesta segunda-feira (4)

Por Edson Kaique Lima, editado por André Lucena 04/10/2021 15h30, atualizada em 04/10/2021 23h10
Nubank no Apple Pay (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Nubank no Apple Pay (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
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Na onda de quedas de aplicações que atingiu serviços online e redes sociais nesta segunda-feira (4), aplicativos de alguns dos principais bancos do Brasil também apresentaram instabilidade. Usuários relatam que não estão conseguindo fazer operações nos aplicativos de Nubank, Bradesco e Itaú (leia posicionamento no fim do post).

Apesar de prestarem o mesmo serviço, já que se tratam de três bancos, os problemas apresentados por cada um foi bastante particular. No Nubank, por exemplo, a maior parte das reclamações são sobre pagamento de boletos e problemas com login e uso do aplicativo.

Crescimento de reclamações do Nubank
Nubank foi o banco que teve maior número de reclamações de usuários sobre instabilidades de serviços. Crédito: Downdetector/Reprodução

No Bradesco, por sua vez, os usuários estão relatando uma série de problemas envolvendo operações financeiras como um todo no internet banking. A maior parte das reclamações vem do Pix, tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica, que retorna a mensagem “erro de validação”.

O aplicativo do Itaú apresenta falhas que são comparáveis às do Bradesco, mas um pouco distintas das do Nubank. Os usuários do Itaú estão relatando que o aplicativo para smartphones do banco retorna uma mensagem apontando para uma falha na conexão do cliente com a internet.

O que dizem os bancos?

Em resposta a clientes pelo Twitter, o Nubank explicou que estava passando por instabilidades no pagamento de boletos com uso da conta do banco digital. De acordo com a empresa, eles estão trabalhando para resolver a instabilidade “o mais rápido possível”.

A sugestão do Nubank foi para que os clientes aguardassem e tentassem realizar a operação novamente mais tarde. Bradesco e Itaú, por sua vez, não deram explicações mais claras ou aprofundadas sobre o que pode ter acontecido com seus serviços.

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Em nota, o Itaú informou que não notou nenhuma queda em seus serviços: “O Itaú Unibanco nega que tenha havido qualquer instabilidade em seus canais digitais hoje (4). A variação citada pela matéria está dentro da normalidade e pode ser causada por variáveis externas ao ambiente do banco, como a própria internet.”

Também pelo Twitter, o Bradesco respondeu a usuários que relataram problemas orientando que o contato fosse feito por meio de mensagens diretas, a famosa DM, para obtenção de mais detalhes.

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Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.