A viagem do ator canadense (e eterno “Capitão Kirk”, de Star Trek) William Shatner ao espaço nesta quarta-feira (13) é transmitida ao vivo pelo Olhar Digital. A transmissão começou em nossas redes sociais às 10h20, horário de Brasília, cerca de 30 minutos antes do horário previsto para a decolagem do foguete New Shepard.

Assista:

publicidade

Aos 90 anos, Shatner se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço, superando a atual recordista, a norte-americana Wally Funk, que aos 82 anos voou com Jeff Bezos na primeira missão tripulada da Blue Origin (NS-16) em julho deste ano.

Acompanhando Shatner na missão NS-18 estará Audrey Powers, funcionária da Blue Origin que é supervisora de operações de voo, manutenção de veículos, lançamento, pouso e infraestrutura de suporte em solo da New Shepard. Chris Boshuizen, cofundador e CTO da PlanetLabs, empresa que mantém uma frota de satélites de observação terrestre, e Glen de Vries, executivo da Medidata, empresa responsável pela plataforma de testes clínicos mais usada no mundo.

publicidade
A tripulação da NS-18. Da esquerda para a direita: Chris Boshuizen, Audrey Powers, William Shatner e Glen de Vries. Imagem: Blue Origin
A tripulação da NS-18. Da esquerda para a direita: Chris Boshuizen, Audrey Powers, William Shatner e Glen de Vries. Imagem: Blue Origin

O voo será suborbital e terá duração de cerca de 10 minutos, da decolagem ao pouso no deserto do Texas, feito com a ajuda de paraquedas. O New Shepard é um foguete suborbital, o que significa que a cápsula não dará “voltas” ao redor do planeta como na missão Inspiration4, da SpaceX. Em vez disso, ela seguirá uma “trajetória balística”, subindo a uma altitude de pouco mais de 100 km antes de iniciar sua descida.

Durante um painel na New York Comic Con na noite da última quinta-feira (7), o ator de 90 anos declarou à audiência: “Estou aterrorizado. Eu sei! Eu sou a p* do Capitão Kirk, e estou aterrorizado!”. E contou como recebeu do próprio Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin, o convite para a viagem: “você vai ser o cara mais velho no espaço”, teria dito Bezos. Ao que Shatner respondeu: “eu não quero ser o cara mais velho no espaço. Eu sou o Capitão Kirk!”.

publicidade

A NS-18 será a segunda missão tripulada da Blue Origin, após a NS-16. A empresa espera comercializar pacotes de turismo espacial, levando até seis pessoas ao espaço em cada voo. Entretanto, o preço da passagem para sua própria “Jornada nas Estrelas” ainda não foi anunciado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!