Ivermectina já ganhou Nobel e é considerada eficiente, mas não para Covid-19

Por Lucas Soares, editado por Tamires Ferreira 14/10/2021 13h15, atualizada em 14/10/2021 13h54
ivermectina
adrianosiker.com/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ivermectina é um medicamento usado no tratamento de infecções causadas por parasitas. A influência dessa droga descoberta usada há mais de 30 anos é tão grande que seus descobridores ganharam um Prêmio Nobel em 2015. Apesar disso, o remédio não serve para pacientes com Covid-19 e, na realidade, pode até piorar a situação.

O caso foi descrito pelo farmacêutico Jeffrey R. Aeschlimann em um artigo publicado no The Conversation. Segundo o especialista, embora a Ivermectina tenha salvado milhões de vidas de pessoas com doenças infecciosas, ela não é capaz de conter a Covid-19 e muita gente está tendo sua saúde prejudicada devido ao uso incorreto desse medicamento.

Ivermectina não funciona contra a Covid-19

A droga passou a criar esperanças em relação à Covid-19 por conta de um estudo feito em abril de 2020 na Austrália. Os resultados, apesar de amplamente divulgados, traziam dúvidas sobre a real eficácia do medicamento. A concentração de ivermectina que eles testaram era de 20 a 2.000 vezes maior do que as dosagens padrão usadas para tratar infecções parasitárias em humanos e essa alta quantidade passou a ser nociva para o corpo humano.

Leia mais:

Após a publicação do artigo, foram feitos dois grandes ensaios clínicos que não mostraram nenhum benefício significativo no uso da droga contra o Coronavírus. Após isso, a Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), a Food and Drug Administration (FDA) e as principais agências de saúde do mundo notificaram sobre os riscos desse remédio contra o coronavírus.

Apesar das evidências, desinformação e fake news fizeram com que o remédio continuasse a ser usado de forma indiscriminada. Isso fez com que duas mortes relacionadas à overdose de Ivermectina fossem relatadas apenas em setembro de 2021.

Essa droga é usada para tratar infecções e já evitou a cegueira de milhões de pacientes. Além disso, o medicamento possui uma demanda veterinária muito grande, inclusive muitos humanos usaram dosagens de animais acreditando em uma falsa tentativa de prevenção da Covid-19.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.