Uma semana após o acidente que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, a armeira do filme ‘Rust’ se pronunciou pela primeira vez. Na última quinta-feira (21), uma arma que deveria ser cenográfica estava com uma bala e foi entregue ao ator Alec Baldwin durante a gravação do longa de baixo orçamento. Um disparo efetuado pelo ator durante uma cena atingiu Hutchins no peito.

Além de balear a diretora de fotografia e cinegrafista, o diretor Joel Souza foi atingido no braço pelo disparo. Nesta quinta-feira (28), os advogados da armeira Hannah Gutierrez destacaram a insegurança no set, algo já citado por outros membros da equipe do filme, que era gravado no rancho Bonanza Creek. Mas, reforçaram o cuidado da cliente.

Leia mais:

“Segurança é a prioridade de Hannah no set. Em última análise, este set nunca teria sido comprometido se munição real não fosse introduzida. Hannah não tem ideia de onde vieram asbalas de verdade. Hannah ainda, até hoje, nunca teve um acidente”, disseram os advogados Jason Bowles e Robert Gorence, em um comunicado divulgado no final da noite.

publicidade

Os integrantes da equipe de gravações de ‘Rust’ já haviam relatado outros problemas. Tanto que uma parte dos funcionários deixou o set mais cedo no dia do acidente. Os advogados da armeira afirmaram ainda que Hannah Gutierrez havia informado a outros colegas, um responsável por adereços e um dublê, quando as armas estavam “quentes”.

Antes de Halyna Hutchins ser baleada, o ator Alec Baldwin foi informado pelo diretor assistente Dave Halls que a arma, um revólver Colt .45 dos anos 1880, estava “fria”, quando a arma está sem munições. Segundo a polícia do condado de Santa Fé, cidade do estado norte-americano do Novo México, onde aconteciam as gravações, outras pessoas manusearam a arma.

alec baldwin
Alec Baldwin matou a cinegrafista Halyna Hutchins acidentalmente com disparo de arma que deveria ser cenográfica. Imagem: Instagram/Reprodução

“Identificamos duas outras pessoas que manusearam e / ou inspecionaram a arma carregada antes de Baldwin disparar a arma. Essas duas pessoas são a armeira Hannah Reed-Gutierrez e o diretor assistente David Halls. Todos os três indivíduos cooperaram na investigação e forneceram depoimentos”, disse o xerife Adan Mendoza, na quarta-feira (27).

Mesmo com Halls afirmando à polícia que não verificou a arma em questão naquele dia, Gutierrez por sua vez garante que verificou e se certificou de que não havia balas dentro do revólver. Além de ser contratada com armeira, Hannah ainda acumulava a função de assistente de adereços. ‘Rust’ foi o segundo filme dela, que tem apenas 24 anos, como armeira.

“Hannah e o mestre de adereços ganharam controle sobre as armas e ela nunca testemunhou ninguém atirando com essas armas, nem permitiria isso. Elas eram trancados todas as noites e na hora do almoço e não havia como um único deles ter desaparecido ou sido baleado por membros da equipe”, completaram os advogados.

Hannah Gutierrez é filha de outro armeiro, o veterado Thell Reed. Ela estreou na função no filme ‘The Old Way’, com Nicolas Cage, que estreia em 2022. O ator chegou a se irritar com ela por ter disparado tiros no set de filmagens duas vezes, sem avisar a ninguém, em um período de três dias. Outros integrantes da equipe também reclamaram da negligência de Gutierrez com as armas e protocolos de segurança.

Via: Deadline

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!