Instagram pode lançar serviço de assinatura paga

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 09/11/2021 15h39, atualizada em 09/11/2021 16h48
Logo do Instagram
Imagem: Natee Meepian/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nos últimos anos os modelos de assinatura paga ganharam a internet. Em seu modo mais simples, o sistema consiste em um valor mensal que o usuário paga para ter acesso a um determinado tipo de conteúdo exclusivo produzido por criadores. Twitter e YouTube já possuem suas próprias ferramentas assim e o Instagram pode ser o próximo a adicionar esse tipo de assinatura.

A demanda já é antiga dos criadores da rede social, que precisam recorrer a ferramentas externas para vender pacotes para seus seguidores. Muitos cobram, por exemplo, para adicionar usuários no Close Friends do Instagram, aba onde é possível postar apenas para um grupo selecionado de pessoas. No entanto, todas as transações financeiras são feitas fora da plataforma do Facebook (ou Meta, para ser mais exato).

Com isso, não é difícil imaginar que a rede social pensa em levar esse sistema para dentro de suas linhas. O Instagram que já permite, por exemplo, a venda de itens através da loja agora parece estar desenvolvendo pacotes de assinatura como acontece nos rivais.

Assinatura no Instagram

Analistas do Sensor Tower e AppTopia encontraram dados no aplicativo que cita um sistema de assinatura cujo os valores viajam de 1 a 5 dólares no Instagram. Apesar de não ter sido confirmado, Adam Mosseri, CEO da plataforma, já disse em entrevista recente que planeja adicionar um modelo do tipo na rede social.

Leia mais:

“Estamos explorando [assinaturas]. Estamos explorando o que podemos fazer com conteúdo de marca, o que podemos fazer nas lojas, o que podemos fazer com gorjetas. Não temos produtos digitais além de emblemas, mas acho que assinaturas também podem ser uma coisa natural para experimentar ”, afirmou Mosseri no começo do ano.

Recentemente, o Twitter adicionou o Super Follows, que permite a postagem de tweets exclusivos para seguidores que pagam uma assinatura. O YouTube há alguns anos também passou a permitir um modelo do tipo. É esperado que o Instagram siga a mesma linha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.