Um dos projetos de pesquisas mais ambiciosos da Nasa vai ser o tema do programa Olhar Espacial desta sexta feira (12), às 21h (horário de Brasília). A sonda Lucy está a caminho de se encontrar com os chamados asteroides troianos de Júpiter.

A sonda Lucy tem uma missão pra lá de ambiciosa: pesquisar as origens do nosso sistema solar. A nave está indo para a uma região do espaço a 6,4 bilhões de quilômetros da Terra, onde deve se encontrar com os asteroides troianos de Júpiter. Essas rochas que flutuam no espaço são considerados como os “fósseis” dos planetas que circulam o nosso Sol. Lucy deve passar pelo menos 12 anos enviando dados para os cientistas, graças aos sensores e câmeras instalados.

publicidade

Existe um problema a ser resolvido, com um dos painéis solares, que não se desdobrou totalmente, mas por enquanto o defeito não parece comprometer a missão…

Veja mais:

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!