Em comemoração aos 21 anos dos álbuns ‘Kid A’ e ‘Amnesiac’, da banda britânica de rock alternativo Radiohead, a exibição ‘Kid A Mnesia’ foi lançada para PC, Mac e PlayStation 5. Ela é um universo digital/analógico criado a partir da arte original de Thom Yorke e Stanley Donwood e do design de som de Nigel Godrich, feita com a Epic Games.

“Para marcar os 21 anos da saída de ‘Kid A’ e ‘Amnesiac’ de dentro de um celeiro do interior de Oxfordshire para um mundo desavisado, nós criamos… algo. Não sabemos ao certo o que é”, escreveram Thom Yorke, vocalista da banda, e Stanley Donwood, criador das artes dos álbuns da banda, no blog do PlayStation.

publicidade

Leia mais:

Inicialmente, a ideia era uma exposição, ou instalação, em um espaço físico na área central de Londres. Eles queria fazer uma grande estrutura vermelha, com vários contêineres soldados, de modo que parecesse uma nave caída em meio à arquitetura clássica do Victoria and Albert Museum, em Kensington.

publicidade

Tentaram pensar em outros lugares, mas a pandemia da Covid-19 obrigou a mudança no projeto. “Nosso sonho estava morto. Mas foi aí que percebemos… Seria muito melhor se ela não existisse realmente. Desse modo, não precisaríamos nos limitar aos regulamentos das exposições. Ou à realidade. Muito melhor”, seguiram Thom e Donwood.

Foram quase dois anos trabalhando na exibição digital com Nigel Godrich, em reuniões pelo Zoom. Também trabalharam com o artista visual Sean Evans, a cenógrafa de teatro Christine Jones e as desenvolvedoras de jogos [namethemachine] e Arbitrarily Good Productions. A Epic Games ficou responsável pelo lançamento.

publicidade

“Tínhamos todas as gravações multicanais dos discos, então pudemos reconstruir o áudio a partir dos elementos originais em um novo espaço controlado que ia além do estéreo. Isso foi muito legal. Trabalhar em algo tão incomum assim por longas reuniões de Zoom com uma equipe enorme de profissionais espalhados pelo mundo foi uma das coisas mais estranhas que já fizemos”, acrescentou a dupla.

KIDAMNESIAEXHIBITION_06
A exibição virtual é gratuita para PC e Mac. Imagem: Divulgação

Para o PlayStation 5, a exibição ‘Kid A Mnesia’ pode ser acessada pela PlayStation Store. Ela também está disponível para download gratuito para computador, tanto com o sistema operacional Windows quanto para Mac, no site da Epic Games Store.

publicidade

Há ainda parte da exibição ‘Kid A Mnesia’ no jogo ‘Fortnite‘, também da desenvolvedora. Os jogadores podem desbloquear itens com base na experiência, como uma tela de carregamento gratuita na Loja de Itens. Ela é baseada na arte da capa do álbum ‘Kid A’.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!