O Olhar Espacial desta sexta-feira (26) terá como tema a Estação Espacial Internacional (ISS). Há mais de 20 anos este laboratório orbital abriga astronautas que conduzem pesquisas que podem levar ao desenvolvimento de tecnologias para melhorar nossa vida aqui na Terra, ou facilitar a exploração do espaço no futuro.
Os apresentadores Marcelo Zurita e Rafael Rigues irão contar um pouco sobre a história da ISS, comentar os recentes incidentes que preocupam a comunidade internacional e falar sobre os planos para o futuro. Até quando ela ficará em órbita? Qual será sua substituta? E o que fazer quando ela tiver de ser aposentada?

Além disso, o programa explicará como você pode rastrear a estação para vê-la, a olho nu, aí mesmo de sua casa, mostrará imagens ao vivo e em alta definição da Terra geradas por câmeras a bordo e contará como estudantes de todo o mundo, inclusive do Brasil, estão tendo a oportunidade de controlar estas câmeras para fazer fotos incríveis de nosso planeta.
Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Leia mais:
- USP cria adesivo que promete baratear criação de sensores em 66%
- A DART vai levar um ano para chegar ao asteroide, mas o que vai acontecer durante esse tempo?
- Estudantes brasileiros são finalistas em hackaton da Nasa
O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital. Confira as edições anteriores do programa na playlist do Olhar Espacial no YouTube.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!