Agora vai? NASA confirma lançamento do James Webb para 24/12

Maior telescópio espacial já construído seria originalmente lançado em 18 de dezembro, mas adiamentos jogaram-no para a véspera de Natal
Por Rafael Arbulu, editado por Jeniffer Cardoso 18/12/2021 12h16, atualizada em 21/12/2021 13h29
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

E como será o Natal da NASA? Provavelmente cuidando do lançamento do telescópio espacial James Webb, que deve deixar a Terra na próxima sexta-feira (24), após passar por diversos adiamentos.

De acordo com comunicado divulgado pela agência espacial americana, o processo de lançamento deve começar às 9h20 (horário de Brasília) do referido dia. A NASA confirmou a hora do lançamento após afirmar que o James Webb foi devidamente encapsulado na carenagem superior (o “nariz”) do foguete Ariane 5, da empresa aeroespacial Arianespace.

Leia também

Imagem mostra técnicos da NASA fazendo preparativos de lançamento do telescópio espacial James Webb
O telescópio espacial James Webb finalmente está pronto para o lançamento, programado pela NASA para o dia 24/12 (Imagem: ESA / CNES / Arianespace)

“Na noite de ontem [quinta-feira, 16], os times na área de lançamento completaram com sucesso o encapsulamento do observatório dentro do foguete Ariane 5 a ser lançado ao espaço”, disseram os porta-vozes da NASA.

Antes disso, a NASA havia programado o lançamento do James Webb para 22 de dezembro, mas uma falha em um cabo de transmissão de dados do foguete precisou ser corrigida, o que acabou adiando a missão. Antes disso, contudo, o lançamento original estava marcado para 18 de dezembro.

O telescópio espacial James Webb vem sendo chamado de “sucessor” do icônico Hubble – este, há mais de 30 anos no espaço e já dando sinais de aposentadoria. O telescópio lançado em abril de 1990 foi responsável por algumas das principais descobertas do espaço, como novas luas em Plutão, a criação de mapas em 3D ao redor da matéria escura e a confirmação de que o universo está se expandindo.

Em outras palavras: a NASA espera que o lançamento do James Webb não apenas faça jus a esse legado, como o leve adiante com uma tecnologia bem mais avançada e mais poderosa.

Na próxima terça-feira (21), uma revisão final fará as últimas checagens, já com o foguete Ariane 5 em posição vertical e instalado em sua base de lançamento em Kourou, na Guiana Francesa. Após isso, o James Webb estará oficialmente pronto para o espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.