E como será o Natal da NASA? Provavelmente cuidando do lançamento do telescópio espacial James Webb, que deve deixar a Terra na próxima sexta-feira (24), após passar por diversos adiamentos.

De acordo com comunicado divulgado pela agência espacial americana, o processo de lançamento deve começar às 9h20 (horário de Brasília) do referido dia. A NASA confirmou a hora do lançamento após afirmar que o James Webb foi devidamente encapsulado na carenagem superior (o “nariz”) do foguete Ariane 5, da empresa aeroespacial Arianespace.

publicidade

Leia também

Imagem mostra técnicos da NASA fazendo preparativos de lançamento do telescópio espacial James Webb
O telescópio espacial James Webb finalmente está pronto para o lançamento, programado pela NASA para o dia 24/12 (Imagem: ESA / CNES / Arianespace)

“Na noite de ontem [quinta-feira, 16], os times na área de lançamento completaram com sucesso o encapsulamento do observatório dentro do foguete Ariane 5 a ser lançado ao espaço”, disseram os porta-vozes da NASA.

publicidade

Antes disso, a NASA havia programado o lançamento do James Webb para 22 de dezembro, mas uma falha em um cabo de transmissão de dados do foguete precisou ser corrigida, o que acabou adiando a missão. Antes disso, contudo, o lançamento original estava marcado para 18 de dezembro.

O telescópio espacial James Webb vem sendo chamado de “sucessor” do icônico Hubble – este, há mais de 30 anos no espaço e já dando sinais de aposentadoria. O telescópio lançado em abril de 1990 foi responsável por algumas das principais descobertas do espaço, como novas luas em Plutão, a criação de mapas em 3D ao redor da matéria escura e a confirmação de que o universo está se expandindo.

publicidade

Em outras palavras: a NASA espera que o lançamento do James Webb não apenas faça jus a esse legado, como o leve adiante com uma tecnologia bem mais avançada e mais poderosa.

Na próxima terça-feira (21), uma revisão final fará as últimas checagens, já com o foguete Ariane 5 em posição vertical e instalado em sua base de lançamento em Kourou, na Guiana Francesa. Após isso, o James Webb estará oficialmente pronto para o espaço.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!