A pandemia da Covid-19 ganha força no Reino Unido com o avanço da variante Ômicron, que já registrou 12 mortes no país. Os casos são mais de 25 mil e a cepa já é responsável por cerca de 60% das novas infecções, superando a Delta.

O vice-primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, disse nesta segunda-feira (20) que as hospitalizações por Covid-19 podem bater recorde com a nova Cepa. Nos últimos dias, o país registrou mais casos diários do que no auge da pandemia.

publicidade

Ainda segundo Raab, 90% dos hospitalizados no Reino Unido por Covid-19 são de pessoas não vacinadas, não há detalhes de quantos desses estão com a Ômicron. Cerca de 10% dos elegíveis ainda não tomaram o imunizante.

Reino Unido no combate a Ômicron

“A Ômicron se espalha a um ritmo nunca visto antes, e vem dobrando a cada dois ou três dias. Ontem vi mais de 90.000 novos casos relatados em todo o Reino Unido. Estamos extremamente confiantes de que o número de infecções – pessoas com a doença, mas que não foram confirmados por um teste – é significativamente maior do que isso”, disse o secretário de saúde, Sajid Javid, ao Dail Telegraph.

Nos últimos dias, com o avanço da Ômicron, o Reino Unido voltou a exigir o uso de máscara em ambientes internos e reforçou a obrigatoriedade do passaporte da vacina. Entre terça e quarta foi registrado um aumento de quase 20 mil novos casos. 

Leia mais:

Holanda decreta lockdown 

A Holanda vai entrar em lockdown a partir do próximo deste domingo (19), o isolamento deve durar até 14 de janeiro de 2022, incluindo as festas de Natal e Ano Novo. A decisão é para conter o avanço da variante Ômicron da Covid-19.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro holandês no último sábado (18). Durante o período, lojas, bares, restaurantes, teatros e cinemas devem ficar fechados. As escolas não vão ser reabertas antes do dia 9 de janeiro.

“Isso é inevitável com a quinta onda e com a ômicron se espalhando ainda mais rápido do que temíamos. Devemos intervir agora por precaução”, disse o primeiro-ministro Mark Rutte. “Estou aqui esta noite com um humor sombrio. Para resumir em uma frase, a Holanda vai voltar ao lockdown a partir de amanhã”, completou ainda o mandatário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!