O aquário Steinhart, em San Francisco, parte da Academia de Ciências da Califórnia, tem entre sua coleção de animais um espécime único: um peixe-pulmonado-australiano que, acredita-se, tem 90 anos. Isso o tornaria o peixe em cativeiro mais velho do mundo.

Apropriadamente chamado de Methuselah (Matusalém, em inglês), o animal chegou à instituição em 1938 vindo de Queensland, na Austrália. Segundo estimativas, na época ela já era uma adulta com sete anos.

publicidade

Sim, “ela”, pois se acredita que Methuselah seja uma fêmea. Para ter certeza seria necessária uma coleta de sangue, o que é considerado arriscado dada a idade do animal. Não se sabe qual a idade máxima que a espécie pode viver em cativeiro, mas Bart Shepard, diretor sênior do aquário, acredita que podem chegar a 100 anos.

Allan Jan, biólogo sênior no aquário, comenta que a alimentação de Methuselah é variada e, de certa forma, surpreende. O peixe come na mão dele, e se alimenta de camarões, mexilhões cortados, pequenos peixes e até mesmo frutas como uvas e amoras.

publicidade

Mas seu alimento favorito são figos. Segundo artigo no San Francisco Chronicle, ela só come figos frescos, e ignora frutas que foram congeladas. “Ela é exigente”, explica Jan. “E com sua idade, permito que seja exigente”.

Jan afirma que o peixe é um tanto “excêntrico”: gosta de carinho na barriga e às vezes decide flutuar com a cauda para cima, o que preocupa os visitantes, que perguntam: “O que há de errado com o peixe? O peixe está bem?” 

publicidade

Leia mais:

Os peixes-pulmonados-australianos tem esse nome pois pertencem a uma classe de peixes chamados Dipnoicos, que tem pulmões e conseguem respirar e sobreviver vários dias fora d’água, desde que seu corpo seja mantido úmido. 

publicidade

O recordista anterior de longevidade entre os peixes era “Granddad” (vovô), outro peixe-pulmonado-australiano que vivia no aquário Shedd, em Chicago, e morreu em 2017 aos 84 anos. Com sua morte, Methuselah assumiu o título.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!