Uma das feiras mais tradicionais no comércio internacional, a CES (Consumer Electrics Show, na sigla em inglês) em Las Vegas (EUA) tem sido uma ótima vitrine para as montadoras anunciarem novidades relativas à transição elétrica nos últimos tempos.

Em 2022, o evento foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19, mas ainda assim as marcas, de forma presencial ou virtual, exibiram uma série de novos conceitos de carros e tecnologias — de carros com ultra-alcance a patinetes. Todos com eletricidade como base energética, vale frisar.

publicidade

Leia também:

Com base nisso, o Olhar Digital fez um pequeno resumo sobre os carros que mais chamaram a atenção na CES 2022. Confira abaixo.

publicidade

Chrysler Airflow

Chrysler Airflow
Chrysler/Divulgação

O nome é antigo e remonta ao primeiro carro nos Estados Unidos a incorporar um design aerodinâmico — em outras palavras, o primeiro streamliner lançado por lá, em 1934. O projeto em si, no entanto, não tem nada de vintage. Trata-se do tour de force da Chrysler em tecnologia autônoma e eletrificada, a base para uma futura geração de EVs da fabricante americana, hoje pertencente ao megaconglomerado Stellantis.

As especificações também impressionam: são dois motores montados em eixo duplo que gerarão 200 cavalos, cada um. É energia suficiente para o SUV conseguir rodar entre 560 e 645 km com uma única recarga.

publicidade

Chevrolet Silverado

Chevrolet Silverado
GM/Divulgação

A picape elétrica da Chevrolet pode não ter tantos atributos tecnológicos quanto os outros modelos listados aqui, mas definitivamente é uma das máquinas mais marcantes da CES 2022 por oferecer ao consumidor médio um vislumbre sólido da transição elétrica. À primeira vista, aliás, ela sequer parece uma picape movida a bateria — tamanha a robustez.

Por dentro, a Silverado não faz feio: são 664 cavalos de potência, 644 km de autonomia, carregamento rápido e uma caçamba que aguenta mais de 4.350 quilos. Tudo por US$ 40 mil (cerca de R$ 220 mil), um preço não tão assustador para os padrões americanos.

publicidade

Sony Vision S-02

Sony Vision S-02
Sony/Divulgação

Dois anos após mostrar o sedã Vision-S na CES, a Sony retornou em 2022 com um carro igualmente elegante porém mais numa pegada utilitária. O design, de fato, impressiona, ainda mais se a marca japonesa ousar na versão de série tudo o que prometeu no protótipo: dois motores elétricos com 268 cv, conexão 5G e capacidade de quatro a sete passageiros, dependendo da configuração escolhida pelo usuário.

O preço e a autonomia ainda são um mistério e a Sony não tem, por enquanto, uma experiência automotiva confiável, mas somente pelo projeto, é impossível deixar de elogiar os nipônicos.

Mercedes-Benz Vision EQXX

Mercedes-Benz Vision EQXX
Mercedes-Benz/Divulgação

O Vision EQXX, da Mercedes-Benz, foi um dos carros mais impressionantes na CES 2022 por estabelecer um novo paradigma (ao menos no papel): 1.000 quilômetros de autonomia — o suficiente, por exemplo, para ir de São Paulo a Goiânia ou Berlim a Paris com uma única carga. Se o leitor tomar o Tesla Model S como o benchmark da indústria nesse sentido, o EQXX o supera em quase 100 quilômetros.

De qualquer forma, como se trata de um conceito, temos apenas as palavras da montadora alemã como informação. Fica o desejo de que a tecnologia seja desenvolvida e, pelo alto investimento anunciado pela Mercedes-Benz em elétricos até 2030, não há muito motivo para duvidarmos dela.

BMW iX Flow

BMW iX Flow
BMW/Divulgação

A BMW lançou uma série de coisas interessantes na CES 2022, que incluíram o promissor SUV elétrico iX M60 e um modo de arte digital, criado pela artista chinesa Cao Fei. O destaque, no entanto, ficou para o iX Flow, um utilitário que pode mudar de cor em tempo real.

Literalmente, é apertar um botão no painel que o carro alterna entre os tons cinza, branco e preto. A alternância é possível porque o iX Flow é revestido por uma tecnologia de papel eletrônico chamada E-Ink, usada em e-readers como o Kindle. Por coincidência, aliás, a empresa chinesa Vivo também lançou um celular que muda de cor na CES 2022, os V23 e V23 Pro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!