A Lexus está apresentando seu primeiro modelo dotado de um trem de força híbrido plug-in (PHEV) no Salão do Automóvel de Tóquio 2022, como um conceito off-road. No evento, a divisão de veículos de luxo da Toyota também está revelando um conceito recreativo fora da estrada e um protótipo de avião.

O NX 450+, como é conhecido pelo nome oficial, traz um elevador de suspensão para dar espaço aos pneus 265/65 all-terrain robustos. Desenvolvidos pela BFGoodrich, eles são mais largos do que os encontrados no modelo padrão, sendo acompanhados pelas novas rodas de 7×17 polegadas.

Leia também:

Conceito PHEV NX 450+ da Lexus
Imagem: Divulgação/Lexus

Em seu design, a Lexus escolheu uma pintura de bronze “óxido de ferro” combinada com detalhes em preto fosco visíveis no revestimento plástico da carroceria, em pontos como maçaneta, retrovisor e arcos das rodas. Há um grande bagageiro de teto, além de uma grande distância do solo, com o curso da suspensão substancialmente mais generoso.

publicidade

Sua grade ostenta um visual preto fosco e o emblema Lexus aparece “esfumaçado”. Baseado em uma plataforma unibody, o NX 450+ pode ter um desempenho off-road afetado. O conceito da Lexus combina um motor 2.5 litros a gasolina de quatro cilindros com dois motores elétricos para uma potência total de 302 cavalos.

Com tração nas quatro rodas, seu sprint de 0 a 96 km/h pode ser feito em seis segundos. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 18,1 kWh e fornece energia suficiente para 60 km de acordo com a classificação da norte-americana Agência de Proteção Ambiental (EPA), enquanto o alcance total é de 885 km.

O conceito recreativo da Lexus

Conceito ROV da divisão de luxo da Toyota
Imagem: Divulgação/Lexus

O conceito PHEV da Lexus compartilha os holofotes em Tóquio com o conceito ROV da divisão de luxo. Rotulado como um veículo recreativo off-road, o modelo é movido por um motor de 1.0 litro de três cilindros que se alimenta de hidrogênio comprimido.

Neste segundo conceito da Lexus, há assentos para duas pessoas, dotados de suspensão integrada e estofamento de couro falso durável. Um simples medidor está alocado atrás do volante e exibe as informações críticas. O ROV também possui uma caixa de câmbio sequencial com paddle shifters e tração nas quatro rodas, com diferencial de travamento e modo de tração em duas rodas.

Um avião no salão do automóvel

Avião apresentado pela Lexus no evento
Imagem: Divulgação/Lexus

A Lexus também levou para o Salão de Tóquio um modelo em escala 1/3 do avião Zivko Edge 540 V3, pilotado por Yoshihide Muroya. O piloto japonês de acrobacias e de corrida aérea uniu forças com a Lexus para desenvolver máquinas de corrida e estará participando do Air Race World Championship este ano com a equipe Lexus/Pathfinder Air Racing.

A parceria pretende acelerar esforços conjuntos para conectar rapidamente tecnologias e know-how. A montadora deverá usar desenvolvimentos aerodinâmicos, de resfriamento e redução de peso adquiridos através de corridas aéreas para a produção de carros neutros em carbono.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!