Reservas do eVTOL pessoal Jetson One se esgotaram e produção em massa vai começar em breve

O eVTOL Jetson One é desenvolvido para uso pessoal e alcançou um relevante sucesso, tendo suas entregas programadas para 2023
Ronnie Mancuzo20/01/2022 13h37
eVTOL Jetson One
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Jetson tem registrado um enorme sucesso com sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) pessoal Jetson One. Em um post recente no Instagram, a startup de aviação sueca afirma que já vendeu mais de 100 unidades da aeronave e já conta com mais de 3 mil pedidos, desde outubro do ano passado, quando o veículo foi lançado oficialmente.

Os fundadores Peter Ternström e Tomasz Patan começaram a postar vídeos do Jetson One no YouTube em 2019, dois anos após o início do desenvolvimento do eVTOL, que custa U$ 92 mil (aproximadamente, R$ 497 mil, em conversão direta). O sucesso do particular veículo voador pode ser reforçado ainda mais, com o vídeo oficial de seu lançamento, postado há dois meses no YouTube e que registra até o momento (20/01) mais de 14 milhões de visualizações. Confira:

Um eVTOL pessoal para qualquer um dirigir

De acordo com a Jetson, o eVTOL tem 20 minutos de tempo de voo, sendo alimentado por oito motores elétricos. Ternström disse que não é necessária experiência de voo. “Estamos confiantes de que podemos colocar qualquer um no Jetson e podemos ensiná-lo a voar em cinco minutos”, disse. “E ele vai se divertir.”

Para ilustrar a vasta possibilidade de “qualquer um poder dirigir”, de acordo com o site Cnet, a Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana traz que nenhuma licença seria necessária para pilotar um eVTOL como o Jetson One. Isso porque o veículo, construído em alumínio e fibra de carbono, pesa menos de 113 kg. Além disso, o eVTOL tem uma velocidade máxima de menos de 102 km/h, limitada por software.

Leia mais:

A aeronave pessoal também possui aviônicos avançados e sistemas de segurança, incluindo um computador de voo triplo redundante, rastreamento de terreno e prevenção de obstáculos. Ainda na parte de segurança, o quadro interno do Jetson One é inspirado em carros de corrida.

Há também várias funções de emergência integradas no veículo, bem como um paraquedas de implantação rápida. Junto ao enorme volume de vendas, a empresa sueca está a um passo de lançar sua produção em massa.

Seu primeiro investidor externo, Rikard Steiber, também se tornou Conselheiro Sênior e está preparando a primeira rodada de captação de recursos externos da empresa. A Jetson espera entregar o Jetson One em 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.