Duas pessoas testaram positivo para a gripe aviária H5N6 em humanos na China Continental, elevando o número de contaminações para oito só no mês de janeiro. O aumento do número de casos de H5N6 em humanos nos últimos dias colocou as autoridades de saúde em estado de alerta.

Segundo o departamento de saúde de Hong Kong, os dois novos casos foram notificados nas províncias de Sichuan e Zhejiang. Ambos aconteceram no início do mês, porém, não foram imediatamente notificados pelas autoridades locais.

Oito casos até o momento

China confirma primeiro contágio de nova cepa da gripe aviária no mundo
Apenas um dos dois novos infectados afirma ter tido contato com aves vivas ou recém-abatidas. Crédito: Henadzi Pechan (iStock)

Uma das vítimas da gripe aviária H5N6 é um idoso de 68 anos da cidade de Langzhong, na província de Sichuan. O diagnóstico foi feito no dia 3 de janeiro, logo em seguida, o homem foi levado para um hospital da região, onde ainda está internado. Seu estado de saúde é considerado grave.

O segundo caso foi de uma mulher de 55 anos, residente na cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang. O diagnóstico foi confirmado no dia 6 e a mulher também foi levada para um hospital local. Ela também está internada em um hospital da região e seu estado de saúde é crítico.

publicidade

Leia mais:

De acordo com as autoridades, apenas a segunda paciente teve contato com aves vivas ou recém-abatidas, o que pode dificultar um pouco o rastreamento do vírus. Até o momento, 67 pessoas já foram infectadas com a gripe aviária H5N6, sendo que o primeiro caso foi confirmado em 2014.

Aumento recente e repentino

Contudo, mais da metade dos casos foram relatados nos últimos seis meses. Só em 2022, foram relatados oito casos, incluindo duas mortes.

A gripe aviária H5N6 causa casos graves em humanos de todas as idades e tem uma alta taxa de mortalidade, que beira os 50%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A boa notícia, é que ainda não foram confirmadas transmissões de humanos para humanos.

“A tendência crescente de infecção humana pelo vírus da gripe aviária tornou-se um importante problema de saúde pública que não pode ser ignorado”, disseram pesquisadores em um estudo publicado pelo Centro de Controle de Doenças da China em setembro.

Via: BNO News

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!