O Federal Bureau of Investigation (FBI) emitiu uma notificação oficial hoje alertando sobre riscos de ataques cibernéticos que podem ter como alvo os Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, que começam na sexta-feira (04/02) em Beijing. Tais riscos se estendem para os Jogos Paralímpicos de março de 2022, que também acontecem na capital chinesa.

Apesar do alerta, a evidência de tais ataques sendo planejados ainda não foi descoberta. “Até o momento, o FBI não está ciente de nenhuma ameaça cibernética específica contra as Olimpíadas, mas incentiva os parceiros a permanecerem vigilantes e manterem as melhores práticas em sua rede e ambientes digitais”, registra a nota oficial.

publicidade

Leia também:

Tipos de ataques cibernéticos possíveis

Em suas explicações, o serviço de segurança dos EUA traz que ataques coordenados por agentes de ameaças de estado-nação ou com motivação financeira visando os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 podem envolver entrega de malware, ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), ransomware, engenharia social e campanhas de phishing. Ameaças internas também não estão descartadas.

publicidade

Se bem-sucedidos, esses ataques cibernéticos podem interromper ou bloquear transmissões ao vivo do evento, ou exfiltrar informações confidenciais após violar sistemas de TI. Além disso, ocorrências danosas nesse sentido podem impactar a infraestrutura digital pública ou privada de apoio às Olimpíadas.

O objetivo final dos atacantes, provavelmente, seria “ganhar dinheiro, semear confusão, aumentar sua notoriedade, desacreditar adversários e promover objetivos ideológicos”. Em seu aviso publicado hoje, o FBI também reforça suas preocupações com o My 2022, o aplicativo oficial para os Jogos deste ano, que foi considerado inseguro por um relatório do Citizen Lab.

publicidade

A nota oficial do FBI é semelhante a um aviso emitido no ano passado sobre possíveis riscos de ataques cibernéticos em torno dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O evento ocorrido na capital do Japão foi o primeiro a ser transmitido exclusivamente por plataformas digitais e transmissões de TV devido às restrições da pandemia do Covid-19.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!