Volvo vai investir quase um bilhão de euros em fábrica para produção de elétricos

A Volvo vai investir quase um bilhão de Euros para atualizar uma fábrica na Suécia, com foco na produção de seus próximos veículos elétricos
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 08/02/2022 18h03
Imagem de alguma sede da Volvo
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A sueca Volvo vai investir € 960 milhões (algo acima dos R$ 5,7 bilhões) nos próximos anos em sua fábrica localizada em Torslanda, distrito de sua cidade natal, Gotemburgo. Como foco do investimento nesta que é a maior fábrica da montadora está a produção da próxima geração de seus carros totalmente elétricos.

Parte do investimento planejado da Volvo está voltada para a introdução de uma série de tecnologias e processos de fabricação novos e mais sustentáveis ​​na planta. Por exemplo, a introdução da mega fundição de peças de carroceria de alumínio, uma nova fábrica de montagem de baterias e oficinas totalmente reformadas de pintura e montagem final.

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Os planos da empresa são de oferecer aos clientes um alcance maior, carregamento mais rápido e custos mais baixos, além de alcançar novos marcos em segurança e sustentabilidade automotiva. “Com esses investimentos, damos um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico e nos preparamos para Volvos elétricos ainda mais avançados e melhores”, disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe da montadora.

O investimento segue um anúncio recente da Volvo e da conterrânea Northvolt, que atua com células de bateria, de investir € 2,88 bilhões (quase R$ 17 bilhões) no desenvolvimento e fabricação de baterias de alta qualidade e sob medida para a próxima geração de puramente elétricos da Volvo – que pretende ser totalmente elétrica até 2030.

Mega fundição de peças de alumínio

A mudança vista como mais significativa no investimento da montadora é a introdução da mega fundição de peças de carroceria de alumínio. Com ela, há a criação de benefícios em termos de sustentabilidade, custo e desempenho do carro elétrico durante sua vida útil.

Fundir as principais partes da estrutura do piso do veículo como uma única peça de alumínio reduz o peso. Essa redução melhora a eficiência energética, melhorando também a autonomia elétrica do carro. Este é um processo também usado pela Tesla para construir o crossover compacto Model Y – envolve a produção de componentes principais do carro como uma única peça de alumínio, em vez de várias peças menores.

Outros benefícios da mega fundição incluem a redução da complexidade do processo de fabricação – que por sua vez, gera economia de custos em termos de uso de materiais e logística. Na parte de sustentabilidade, também é apontada a redução da pegada ambiental geral nas redes de fabricação e cadeia de suprimentos.

A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300 mil carros e é uma das fábricas mais antigas da Volvo. A instalação foi inaugurada em abril de 1964 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf e foi por muito tempo o maior local de trabalho individual do país. Atualmente, a fábrica de Torslanda funciona em três turnos e emprega cerca de 6.500 pessoas.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

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Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital