Autoridades agrícolas dos Estados Unidos confirmaram na última segunda-feira (14) que um tipo altamente letal da gripe aviária foi encontrado em aves de granjas de dois estados do país: Kentucky e Virgínia. O vírus foi localizado em diversas espécies de frangos e as instalações foram colocadas em quarentena. 

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), essas detecções de gripe aviária não representam uma preocupação imediata de saúde pública, já que não foram localizados casos em humanos nos EUA. Lembrando que o cozimento da carne antes do consumo é capaz de eliminar o vírus.

publicidade

Apesar disso, o governo vai seguir monitorando para evitar novos surtos da doença entre as aves. As aves dos bandos identificados com o vírus não vão ser usadas para consumo humano. As instalações afetadas também serão despovoadas temporariamente para evitar a propagação da doença.

Gripe aviária

A preocupação é que o surto se espalhe e gere mais problemas para a produção de frangos. Entre dezembro de 2014 e junho de 2015, mais de 50 milhões de aves morreram de gripe aviária ou foram mortas para impedir a propagação da doença. O surto levou a uma redução de US$ 1,1 bilhão na receita com exportações de frango.

publicidade

Leia também!

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês), a gripe aviária é causada por um vírus da gripe tipo A que pode infectar aves como galinhas, perus, faisões, codornas, patos domésticos, gansos e pintadas e é transmitida por aves aquáticas em voo livre, como patos e gansos. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!