1.100 Porsches, 189 Bentleys e 21 Lamborghinis estão em chamas em cargueiro no meio do Atlântico

Inúmeros veículos Porsche podem estar completamente destruídos por conta de um incêndio ocorrido em um navio de cargas no Oceano Atlântico
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 17/02/2022 18h03, atualizada em 17/02/2022 19h16
Navio Felicity Ace filmado queimando com sua carga de carros no Atlântico
Navio Felicity Ace filmado queimando com sua carga de carros no Atlântico (Marinha de Portugal)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um incêndio está acontecendo em um navio de carga no Oceano Atlântico. O Felicity Ace emitiu um alarme de socorro à Marinha de Portugal depois que o porão da embarcação pegou fogo, como relata a Associated Press.

Com 200 metros de comprimento, o navio que carregava modelos de diversas marcas do grupo Volkswagen. Uma parte considerável de Porsches: 1.100 dos 4.000 perdidos, mais outros modelos de luxo, com 189 Bentleys e 21 Lamborghinis. O resto da carga possivelmente inclui novos elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4.

O navio estava trafegando com destino a Davisville, no estado americano de Rhode Island. A embarcação tinha partido de Emden, na Alemanha.

Carros são levados em navios como o Felicity Ace, especializados nesse tipo de carga, com combustível no tanque, o que explica o incêndio muito difícil de controlar. Eles entram e saem por sua própria energia, sendo dirigidos através de rampas, e não por guindastes, como outros tipos de carga. Um cargueiro de carros é um estacionamento gigante e flutuante.

Felizmente, os 22 membros da tripulação foram resgatados e transportados de helicóptero para a Ilha do Faial, região portuguesa. 11 foram apanhados do navio por meio de jangada ou bote salva-vidas, 11 foram resgatados por navio mercante.

Com o fogo continuando a queimar desde ontem, a chance de recuperação da preciosa carga é praticamente nula. As informações até o momento são de que o navio de carga de 17 anos deve ser rebocado para o abrigo mais próximo. O site FleetMon, que rastreia embarcações registradas, traz que o Felicity Ace está sendo abordado por um navio da Marinha portuguesa, para permanecer em espera enquanto os rebocadores chegam.

Um Porsche 718 Spyder entre as vítimas

A extensão dos danos ainda não foi calculada. Enquanto isso, o youtuber de automobilismo Matt Farah foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah.

Trata-se de seu Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.

Incêndios em navios já levaram outros Porsches

Esta não é a primeira vez que vários Porsches são destruídos durante o transporte. Em 2019, um navio cargueiro com vários carros em contêineres também pegou fogo e afundou no Golfo da Biscaia, localizado entre a costa norte da Espanha e a costa sudoeste da França. Com mais de 33 Porsches e vários Audis a bordo, a destruição já era grave.

Porém, a perda de quatro modelos GT2 RS piorou ainda mais a situação, tendo em vista que o raro supercarro já havia cessado a produção na época. Felizmente, a Porsche reiniciou sua fabricação e entregou novos carros aos clientes.

Via The Drive e Autoblog

Imagem: Marinha de Portugal

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital