Um incêndio está acontecendo em um navio de carga no Oceano Atlântico. O Felicity Ace emitiu um alarme de socorro à Marinha de Portugal depois que o porão da embarcação pegou fogo, como relata a Associated Press.

Com 200 metros de comprimento, o navio que carregava modelos de diversas marcas do grupo Volkswagen. Uma parte considerável de Porsches: 1.100 dos 4.000 perdidos, mais outros modelos de luxo, com 189 Bentleys e 21 Lamborghinis. O resto da carga possivelmente inclui novos elétricos Volkswagen ID.3 e ID.4.

O navio estava trafegando com destino a Davisville, no estado americano de Rhode Island. A embarcação tinha partido de Emden, na Alemanha.

Carros são levados em navios como o Felicity Ace, especializados nesse tipo de carga, com combustível no tanque, o que explica o incêndio muito difícil de controlar. Eles entram e saem por sua própria energia, sendo dirigidos através de rampas, e não por guindastes, como outros tipos de carga. Um cargueiro de carros é um estacionamento gigante e flutuante.

publicidade

Felizmente, os 22 membros da tripulação foram resgatados e transportados de helicóptero para a Ilha do Faial, região portuguesa. 11 foram apanhados do navio por meio de jangada ou bote salva-vidas, 11 foram resgatados por navio mercante.

Com o fogo continuando a queimar desde ontem, a chance de recuperação da preciosa carga é praticamente nula. As informações até o momento são de que o navio de carga de 17 anos deve ser rebocado para o abrigo mais próximo. O site FleetMon, que rastreia embarcações registradas, traz que o Felicity Ace está sendo abordado por um navio da Marinha portuguesa, para permanecer em espera enquanto os rebocadores chegam.

Um Porsche 718 Spyder entre as vítimas

A extensão dos danos ainda não foi calculada. Enquanto isso, o youtuber de automobilismo Matt Farah foi ao Twitter para dizer que seu Porsche era um dos veículos no navio em chamas. “Acabei de receber a ligação do meu revendedor. Meu carro está agora à deriva, possivelmente em chamas, no meio do oceano”, disse Farah.

Trata-se de seu Porsche Boxster 718 Spyder, encomendado em agosto do ano passado. O youtuber respondeu a um dos comentários dizendo que “o Boxster Spyder com motor Deman 4.5 e marchas curtas é o melhor carro esportivo de todos os tempos”. Em tom de lamento, Farah diz que tinha especificado o veículo exatamente como queria.

Incêndios em navios já levaram outros Porsches

Esta não é a primeira vez que vários Porsches são destruídos durante o transporte. Em 2019, um navio cargueiro com vários carros em contêineres também pegou fogo e afundou no Golfo da Biscaia, localizado entre a costa norte da Espanha e a costa sudoeste da França. Com mais de 33 Porsches e vários Audis a bordo, a destruição já era grave.

Porém, a perda de quatro modelos GT2 RS piorou ainda mais a situação, tendo em vista que o raro supercarro já havia cessado a produção na época. Felizmente, a Porsche reiniciou sua fabricação e entregou novos carros aos clientes.

Via The Drive e Autoblog

Imagem: Marinha de Portugal

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!