Um jovem de 19 anos da região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos, precisou ter as duas pernas amputadas após um quadro gravíssimo de sepse. A condição foi adquirida após o consumo de sobras de alimentos estragados que estavam na geladeira de amigos.

O jovem disse ter comido arroz, frango e sobras de um prato chinês conhecido como “lo mein”, que estava na geladeira há cerca de um dia. O caso foi relatado por médicos do Hospital Geral de Massachusetts, e um artigo detalhando diagnóstico e tratamento foi publicado no New England Journal of Medicine.

Sintomas evoluíram rapidamente

Inicialmente, o rapaz, que teve a identidade preservada, sentiu fortes dores de estômago, pouco tempo depois de ingerir os alimentos. Em seguida, a pele foi ficando roxa e um de seus amigos o levou imediatamente para o Hospital Geral de Massachusetts.

Já no hospital, foi constatado um quadro de sepse chamado meningococcemia fulminante, causado pela bactéria Neisseria meningitidis. Esta condição pode ser prevenida pela vacina, que é aplicada durante a adolescência. Porém, o jovem só tomou uma das duas doses recomendadas do imunizante.

publicidade

Leia mais:

Já no hospital, o jovem começou a sentir calafrios, dores musculares, no tórax e na cabeça, fraqueza generalizada, falta de ar, visão embaçada, febre e rigidez na nuca. Além disso, a pulsação do jovem chegou a nada menos do que 166 batimentos por minuto.

O que é sepse?

Jovem de 19 anos teve uma condição que evoluiu muito rapidamente. A sepse resultou na amputação das duas pernas e parte dos dedos das mãos. Crédito: Hospital Geral de Massachusetts/Divulgação

A sepse também provocou um quadro de insuficiência renal e coágulos sanguíneos em todo o corpo dele. A situação evoluiu para necroses nos braços e pernas, o que evoluiu para uma gangrena, o que causou a morte dos tecidos e a necessidade de amputação dos dez dedos das mãos e das duas pernas.

Sepse trata-se de uma reação do corpo a uma infecção por uma bactéria ou outro tipo de patógeno que atinja o organismo. A sepse faz com que o sistema imunológico comece a danificar os tecidos e outros órgãos do corpo. A infecção se espalha muito rapidamente e, se não tratada, pode levar à morte.

Via: Metrópoles

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!