Como parte do programa Artemis, da Nasa, que visa lançar o ser humano de volta à Lua, a missão Artemis I levará a nave Orion não tripulada para contornar nosso satélite natural, em um voo que deve durar pouco mais de três semanas. 

Até então programada para fevereiro de 2022, a missão Artemis I — que será o primeiro voo do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da agência espacial norte-americana — vai sofrer um atraso, conforme noticiado pelo Olhar Digital, tendo agora como meta um lançamento em março ou abril.

Depois de uma falha ter sido detectada, a Nasa revelou que todos os motores do foguete lunar funcionaram como esperado em uma série recente de novos testes. Imagem: NASA/Eric Bordelon

“Depois de realizar uma série de inspeções e solução de problemas, os engenheiros determinaram que o melhor curso de ação é substituir o controlador do motor, retornando o foguete à funcionalidade total e redundância enquanto continuam a investigar e identificar a causa raiz”, disseram funcionários da Nasa em comunicado em dezembro.

Todos os motores do foguete funcionaram como esperado, diz a Nasa

Agora, a agência revelou que todos os motores do foguete lunar funcionaram como esperado em uma série recente de novos testes que se seguiram após a substituição do mecanismo de controle defeituoso em um desses motores.

publicidade

De acordo com o site Space.com, os motores RS-25, fabricados pela Aerojet Rocketdyne, são uma tecnologia herdada da era do programa de ônibus espacial da Nasa. Existem quatro motores RS-25 alimentando o estágio central do foguete lunar Space Launch System (SLS).

Leia mais:

Durante a última tração do estágio principal do SLS da Artemis I, realizada pela agência em cooperação com a fabricante de motores no início deste mês, todos os quatro controladores tiveram o desempenho esperado. Eles se comunicam com o resto do foguete, fornecendo controle de precisão e diagnósticos internos de saúde.

Segundo explicou a Nasa, a falha no quarto controlador do motor foi causada por um chip de memória defeituoso, que é usado durante a sequência de inicialização do controlador “e não tem impacto nas operações do controlador além desse ponto”.

Como os engenheiros não encontraram nenhuma indicação de chips de memória defeituosos nos outros três motores, não há restrições relacionadas ao teste de “ensaio molhado” (wet dress rehearsal) que precisa ser realizado antes do lançamento.

Equipes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, estão concluindo testes de diagnóstico pré-voo, como, por exemplo, verificar o sistema de terminação de voo e instalar instrumentação nos propulsores sólidos gêmeos. Espera-se que o foguete esteja pronto em março para o teste de “ensaio molhado”, durante o qual as equipes irão abastecer o foguete e dar início à sequência de ações pré-lançamento até a contagem regressiva.

A Nasa afirmou que só definirá uma data de lançamento para a missão Artemis I após a conclusão dessa etapa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!