Mesmo conhecido entre os fãs da Maçã como aparelhos confiáveis, os iPhones não estão livres de sofrer com erros e travamentos. Um dos bugs já conhecido nos aparelhos da Apple é o travamento na tela branca.

A boa notícia é que na maioria dos casos, é relativamente fácil resolver o problema. Confira abaixo algumas dicas do que fazer caso esbarre com a ‘tela branca da morte’. 

Como destravar um iPhone preso na tela branca

Caso o iPhone não inicie o iOS após apresentar a tela branca, a primeira dica é: verifique se o aparelho possui carga suficiente.

Se este for o caso, o erro pode ser resolvido simplesmente ao carregar o iPhone por alguns minutos na tomada. 

publicidade

Se ainda assim a tela branca persistir, prossiga com um dos procedimentos listado abaixo.

Forçar a reinicialização do sistema

Quando o iPhone não passa da tela branca, uma solução que costuma funcionar é forçar uma reinicialização do sistema (a mesma técnica também é útil quando o iPhone trava na logo da Apple ao ligar o aparelho).

Como são vários modelos de iPhones no mercado, confira as instruções exatas para realizar o procedimento no seu dispositivo.

iPhone 6 ou modelos anteriores: segure os botões ‘Power’ e ‘Home’ simultaneamente por cerca de 8 a 10 segundos. Quando a logo da Apple aparecer na tela, solte os botões

iPhone 7 e iPhone 7 Plus: pressione simultaneamente os botões ‘Power’ e ‘Volume para baixo’ por 8 a 10 segundos ou até que a logo da Apple apareça na tela.

iPhone 8 ou modelos posteriores: pressione e solte rapidamente o botão ‘Aumentar volume’ e pressione e solte rapidamente o botão ‘Diminuir volume’. Em seguida, pressione e segure o botão ‘Power’ até que o símbolo da Apple apareça.

Use o modo de recuperação para destravar o iPhone

Se ainda assim o telefone não funcionar, você pode colocar seu dispositivo em modo de recuperação e restaurá-lo com a ajuda do iTunes. No entanto, o processo é mais radical, excluindo todos os seus dados.

Para prosseguir, siga os passos abaixo.

Passo 01: force a reinicialização do iPhone usando a dica que citamos antes.

Passo 02: solte os botões quando observar a mensagem “Conectar ao iTunes” na tela do aparelho.

Passo 03: selecione “Confirmar” no iTunes para redefinir o iPhone e aguarde alguns minutos até o processo ser concluído.

Modo DFU

Se nenhum dos métodos acima funcionar, você pode tentar usar o modo ‘Device Firmware Update’ (DFU). Sua diferença é que o recurso não permite que o iPhone inicie o sistema operacional (iOS), permitindo apenas a interação do telefone com o iTunes.

Usando este método, você pode restaurar o iPhone para suas configurações de fábrica e, em seguida, recarregar os seus dados através de algum backup recente salvo no iTunes ou no iCloud.

Entrar no modo DFU é um pouco mais complexo:

Passo 01: inicie o iTunes e clique no ícone do iPhone na lateral superior direita.

Passo 02: no iPhone 8 e modelos posteriores, mantenha pressionado o botão de aumentar e diminuir volume e desligue o telefone pelo botão de ligar/desligar.

Passo 03: agora, segure o botão de ligar em conjunto com o botão de diminuir volume.

Passo 04: em cerca de cinco segundo, solte o botão de ligar/desligar. 

Passo 05: por fim, mantenha o dedo pressionado no botão de diminuir volume por cerca de 10 segundos.

Você deve receber um aviso no iTunes indicando que o aplicativo descobriu um iPhone no modo DFU no seu computador. Clique na opção “Restaurar iPhone” e aguarde até o processo terminar.

Leia mais:

O que causa o problema da tela branca nos iPhones?

A ‘Tela Branca da Morte’ pode ser causada por erros de software ou problemas de hardware, tornando o diagnóstico um pouco mais complicado.

Normalmente, o problema aparece ao tentar baixar uma atualização ou quando é feito o processo de jailbreak no dispositivo. Uma instalação corrompida de um pacote de atualização também pode resultar no travamento.

A segunda possibilidade é um problema de hardware, que aparece especialmente após o dispositivo ter sofrido danos por impacto. Se alguma peça estiver danificada, a saída é levar o seu iPhone até uma Apple Store ou autorizada para que o gadget seja examinado e reparado.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer se for pego de surpresa com o iPhone congelado na tela branca.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!