Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira (23) na revista Nature, descreve uma aplicação de tecnologia quântica que pode se tornar um marco com profundas implicações para a indústria, o conhecimento humano e a geologia da Terra.

Pesquisadores do Centro Nacional de Tecnologia Quântica em Sensores e Cronometragem do Reino Unido, na Universidade de Birmingham, fizeram o primeiro uso do mundo de um gradiômetro de gravidade quântica fora das condições de laboratório.

Gradiômetro de gravidade desenvolvido pelos cientistas do Reino Unido. Imagem: Andrew Lamb e Ben Stray

Desenvolvido sob um contrato entre o Ministério da Defesa e o projeto Gravity Pioneer, financiado pelo Reino Unido, o gradiômetro de gravidade quântica foi usado para detectar um túnel aberto a um metro abaixo da superfície do solo.

Segundo seus criadores, o sensor funciona detectando variações na microgravidade usando os princípios da física quântica, que se baseia na manipulação da natureza no nível submolecular.

Sensor de tecnologia quântica pode criar mapa subterrâneo do planeta

Com o sucesso da abordagem, abre-se um caminho comercial para um mapeamento significativamente aprimorado do que existe abaixo do nível do solo. Entre as melhorias, destacam-se a redução de custos e atrasos em obras, ferrovias e projetos rodoviários; uma previsão mais precisa de fenômenos naturais, como erupções vulcânicas; a descoberta de recursos naturais ocultos e estruturas construídas, além da compreensão dos mistérios arqueológicos sem uma escavação que danifique o solo.

“Este é um ‘momento Edison’ em sensoriamento que transformará a sociedade, a compreensão humana e a economia”, declarou o professor de física de átomos frios Kai Bongs, coordenador e principal pesquisador do Centro Nacional de Tecnologia Quântica em Sensores e Cronometragem do Reino Unido.

“Com esse avanço, temos o potencial de acabar com a dependência de registros ruins e sorte à medida que exploramos, construímos e reparamos. Além disso, um mapa subterrâneo do que é atualmente invisível está agora um passo significativo mais perto, encerrando uma situação em que sabemos mais sobre a Antártida do que o que fica a poucos metros abaixo de nossas ruas”, afirma.

Segundo os cientistas, os sensores de gravidade atuais são limitados por uma série de fatores ambientais. Um desafio particular é a vibração, que limita o tempo de medição de todos os sensores de gravidade para aplicações de pesquisa. Se essas limitações puderem ser tratadas, as pesquisas podem se tornar mais rápidas, mais abrangentes e ter menor custo.

Michael Holynski, diretor de Interferometria Atômica em Birmingham e principal autor do estudo, é o responsável pela criação do sensor. Segundo ele, seu sistema supera a vibração e uma variedade de outros desafios ambientais, a fim de aplicar com sucesso a tecnologia quântica no campo.

Holynski afirma que esse avanço permitirá que futuras pesquisas gravimétricas sejam mais baratas, mais confiáveis e entregues 10 vezes mais rápido, reduzindo o tempo necessário para análises de um mês para poucos dias. Ele tem o potencial de abrir uma gama de novas aplicações para a técnica, fornecendo uma nova visão para o subsolo.