O prêmio europeu de Carro do Ano (COTY) de 2022 acaba de ir para o Kia EV6, o primeiro da marca sul-coreana a obter a honraria. Em uma disputa acirrada, o crossover bateu outros seis rivais, sendo cinco deles também elétricos.
A lista de concorrentes também incluiu muitos veículos com motores convencionais sob o capô. Mais especificamente, 18 dos 39 competidores eram EVs (ou seja, quase metade), com seis elétricos chegando à final.
Leia também:
- Kia EV6 2022 já está chegando aos EUA, dando uma prévia do que teremos no Brasil
- Kia EV6 entra para o Guinness por viagem mais longa com menor tempo de carregamento
- Kia revela detalhes técnicos do Niro, que chegará ao Brasil no 2º semestre
A pontuação dos finalistas

Com 279 pontos, o vencedor Kia EV6 superou o Renault Mégane E-Tech Electric, que fez 265 pontos. Na terceira posição, ficou o Hyundai Ioniq 5, com 261 pontos, seguido pelo Peugeot 308 e seus 191 pontos.
O Škoda Enyaq iV fez 185 pontos e garantiu a quinta posição, seguido pelo Ford Mustang Mach-E (150 pontos) e pelo sétimo colocado, o Cupra Born (144 pontos). Conforme traz o site Autoevolution, o vencedor do prêmio europeu de Carro do Ano era anunciado durante o Salão do Automóvel de Genebra. Com o cancelamento do evento, a cerimônia de premiação ainda foi realizada em Genebra e foi transmitida ao vivo no YouTube.
O Kia EV6 foi inicialmente listado para o prêmio principal ao lado de outros modelos lançados em 2021. Em novembro, o júri da COTY reduziu a lista para sete – repetindo: seis dos quais eram veículos elétricos (algo inédito na premiação), o que reforça a importância desses veículos nos dias de hoje.
Além de ser o primeiro da empresa sul-coreana considerado Carro do Ano na Europa, o Kia EV6 é o terceiro elétrico a receber tal distinção. A primeira geração do Nissan Leaf recebeu a primeira honraria para a categoria em 2011.
O júri da premiação europeia estava composto por 59 membros, jornalistas de automobilismo de 22 países do continente. Esta foi a 59ª edição da premiação. O primeiro Carro do Ano na Europa foi o Rover 2000, que venceu a edição inaugural do evento, realizada em 1964. O COTY é organizado por uma fundação bancada por publicações automotivas europeias, como a britânica Autocar, a alemã Stern e a italiana Auto.
Vencedor deste ano, o EV6 é o primeiro elétrico dedicado da Kia baseado na Plataforma Modular Eléctrica Global (E-GMP) da empresa. O veículo possui características como uma autonomia de 528 km e recursos de carregamento ultrarrápido de 800 V que permitem aos motoristas realizar uma carga de 10 a 80 por cento em apenas 18 minutos.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!