Além de apresentar vários novos smartphones e tablets na MWC 2022, a TCL também mostrou o conceito de um celular dobrável provisoriamente chamado de “Ultra Flex”. O aparelho conta com uma dobradiça de 360 graus e tela flexível que se dobra junto com ela. Isso significa que o celular pode dobrar tanto para dentro como para fora.

A proposta é muito interessante, mas apresenta vários desafios técnicos. A tela precisa suportar muito mais tensão do que se o celular só dobrasse em um sentido. Como o pessoal do Engadget apontou, o celular dobrável conceitual da TCL é tão propenso a quebrar que o dispositivo que eles viram não ligou. A tela AMOLED PLP de 8 polegadas e 2.480 x 1.860 ficou o tempo todo apagada, mas representantes da TCL mostraram fotos do aparelho funcionando mais cedo naquele dia.

Imagem via TCL

Ainda segundo o Engadget, o celular fazia um barulho como de cereal sendo esmagado quando eles dobravam e desdobravam o dispositivo até o limite, e a dobradiça também parecia precária. A TCL  não deu detalhes sobre como a dobradiça e a tela funcionam, já que essas informações são confidenciais por enquanto.

Os representantes da TCL explicaram que a ideia por trás desse celular dobrável é oferecer os benefícios de dispositivos que se fecham, como o Galaxy Z Fold, e dos que se abrem para fora, como o primeiro Mate X da Huawei. Dobrar o celular para fora pode permitir que as pessoas sendo fotografadas vejam como estão na foto, por exemplo. Mas vale apontar que a Huawei acabou abandonando o design de tela dobrável para fora, então parece que esse estilo de dobra não é muito viável, pelo menos no momento. 

publicidade

Leia mais:

A TCL não confirmou se o protótipo vai se tornar mesmo um produto real. A empresa tinha prometido lançar um celular dobrável mais barato que os da concorrência em 2021, mas o desenvolvimento do aparelho foi pausado em setembro. Agora é esperar para ver se a TCL consegue superar os desafios técnicos e realmente lançar um celular dobrável com essa configuração de tela no futuro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!