O grupo britânico de engenharia automotiva e automobilística Prodrive está apresentando seu supercarro Hunter, voltado para condições extremas off-road. Com tração nas quatro rodas, o veículo oferece mais de 600 cv e 700 Nm de torque para enfrentar “areia do deserto, dunas e trilhas acidentadas em montanhas”.

De acordo com a empresa, o Hunter traz um aumento de 50% na potência do motor V6 twin-turbo de 3,5 litros existente no carro de competição usado por Sebastien Loeb junto à sua equipe de rali Bahrain Raid Xtreme. O supercarro oferece ainda mais curso de suspensão para absorver os terrenos mais difíceis.

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Para o uso diário, mas com o pensamento nas corridas

Imagem lateral do carro da Prodrive
Imagem: Divulgação/Prodrive

O interior do supercarro off-road foi trabalhado para ser mais adequado ao uso diário do que às corridas. Por exemplo, quando temos um display digital para o motorista e um console central abrigando os controles mais tradicionais de uso no dia a dia.

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Área interna do veículo da Prodrive
Imagem: Divulgação/Prodrive

David Richards, presidente da Prodrive, diz que há vários supercarros no mercado, porém “todos eles precisam de boas estradas ou até pistas de corrida para mostrar seu desempenho”. Ou seja, vem daí a ideia de criar um veículo capaz de explorar regiões que “vão muito além do asfalto”.

O Hunter mantém o motor, a transmissão e a suspensão do carro de competição, mas para melhorar a dirigibilidade, a caixa de câmbio sequencial manual foi substituída por um câmbio de seis marchas. A Prodrive afirma que é possível realizar uma mudança de marcha suave em apenas milissegundos.

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Correndo off-road em alta velocidade

Parte da frente do veículo off-road
Imagem: Divulgação/Prodrive

O sprint de 0 a 100 km/h do Hunter é estimado em menos de quatro segundos e sua velocidade máxima está registrada em quase 300 km/h. Porém, o veículo está equipado com pneus off-road de 35 polegadas, projetados para otimizar a aderência em terrenos acidentados e areia, mais do que no asfalto. Rodas de liga leve forjadas 8.5J x 172 são acompanhadas de seis pinças de freio de corrida de pote e discos ventilados em toda a volta, que fazem a vez da frenagem dentro e fora da estrada.

Detalhe da roda traseira do supercarro
Imagem: Divulgação/Prodrive

A suspensão de triângulos duplos com dois amortecedores ajustáveis ​​em cada canto tem 400 mm de curso – um aumento de 350 mm no carro de competição. Isso resulta em uma ainda maior capacidade de atravessar os terrenos mais acidentados em altas velocidades.

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Carbono leve e materiais reciclados

Todo o supercarro é construído em torno de um chassi de estrutura espacial de aço de alta resistência, inclusive havendo uma gaiola de segurança padrão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para proteger os ocupantes. Já sua carroceria é feita de compósito de carbono leve, que inclui materiais reciclados.

Visual de trás do Hunter
Imagem: Divulgação/Prodrive

Enquanto isso, no tanque de combustível do Hunter cabem 480 litros de combustível em células de segurança. Cabe citar que a equipe do Bahrain Raid Xtreme se apresenta no Twitter como tendo alcançado no Dakar 2022 o 2º e o 4º lugares com seus carros Prodrive Hunter movidos a combustível sustentável.

O supercarro off-road da Prodrive custa £ 1,25 milhão (algo perto dos R$ 8,4 milhões em valores convertidos, desconsiderando ainda diferenças de impostos ou taxas). Sua produção em Banbury, no Reino Unido, será limitada a 25 exemplares e o primeiro já foi vendido ao príncipe Salman bin Hamad Al Khalifa, do Bahrein.

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