Um vídeo oficial postado pela Rivian no YouTube mostra os oito modos de condução de sua picape elétrica R1T 2022. As cenas trazem os quatro modos voltados para a estrada e os outros quatro destinados para uso off-road.

O trem de força quad-motor da caminhonete oferece capacidade de manobra para várias condições. Então, o caprichado vídeo que a montadora norte-americana postou consegue destacar algumas das diferenças e sensações que o motorista encontra no veículo.

publicidade

Leia também:

Modos Sport e Off-Road Drift

Ao longo das cenas, são dadas informações detalhadas (no topo da tela) sobre as configurações correspondentes a cada modo de condução. O vídeo começa com a Rivian R1T e seu quad motor de 846 cv rodando rápido em uma pista no modo Sport, em uma altura baixa de 267 mm. Confira:

publicidade

A suspensão pneumática da caminhonete com tração nas quatro rodas é mais rígida (Stiff), o alcance do sistema de controle eletrônico de estabilidade é reduzido (Reduced) e a regeneração do freio está em padrão (Standard). A Rivian R1T rasga a pista com os pneus cantando enquanto realiza drifts (muito bem acompanhados da devida sonoridade).

Em seguida, a poeira levanta um pouco mais, com a caminhonete elétrica adotando o modo Off-Road Drift. A suspensão altera para a configuração Standard (302 mm). A regeneração do freio agora está em High. Mais drifts são feitos pela R1T, em uma velocidade ainda maior.

publicidade

Modos All Purpose e Off-Road Auto

Deixando o off-road, a caminhonete agora assume o modo All Purpose, com a qualidade de deslocamento Soft e suspensão configurada no mesmo Standard, assim como a regeneração de freio. Seu controle de estabilidade está ativado enquanto o veículo roda tranquilo sobre a pista.

A tranquilidade passa a dar lugar para um modo Off-Road Auto, que altera a altura para High (342 mm). Temos a qualidade de deslocamento em Soft, a regeneração de freio está acionada em Standard e o controle de estabilidade ativado (On). Este modo é para passeios off-road – as cenas do vídeo mostram a R1T lidando com estradas de terra e escalando trilhas nas montanhas.

publicidade

Modos Off-Road Crawl e Off-Road Rally

Encontrando pedras muito maiores pela frente, a picape elétrica adota o modo Off-Road Rock Crawl (o mais extremo do veículo da Rivian), em que a qualidade de passeio altera para Stiff e a regeneração do freio é colocada em High, para descidas de colinas. Enquanto isso, o controle de estabilidade permanece ativado, assim como a altura do passeio permanece alta.

O modo Off-Road Rally é acompanhado nas cenas por uma paisagem muito bonita. Agora, é reduzida a altura do passeio para Standard e o controle de estabilidade para Reduced. Isso permite velocidades mais rápidas em terrenos acidentados. A qualidade do passeio e a regeneração do freio permanecem em Stiff e High, respectivamente.

Modos Conserve e Towing

O vídeo mostra o modo Conserve, voltado para preservar a carga da bateria. Este modo é o único com o torque distribuído somente na frente. A altura do passeio muda para a configuração mais baixa (Lowest – 252 mm), com a qualidade de deslocamento em Soft e o controle de estabilidade ligado. A regeneração do freio se encontra em High.

Por fim, para a motorista rebocar seu trailer, o modo Towing é configurado, apresentando altura em Standard e qualidade de direção em Stiff. A regeneração de freio permanece em High e o controle de estabilidade está ativado. O torque é aplicado a todas as quatro rodas, garantindo uma tração superior.

Via InsideEVs

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!