A Volta Trucks, uma empresa de caminhões elétricos da Suécia, colocou para andar em um teste extremamente gelado seu veículo Zero de 16 toneladas. As condições eram realmente rigorosas no clima, tendo em vista a região ao norte do país sueco, dentro do Círculo Polar Ártico, onde o desafio aconteceu.

O objetivo era avaliar os aspectos técnicos do Zero em tais condições, com os engenheiros da Volta Trucks buscando analisar quesitos como confiabilidade em quaisquer cenários climáticos e de temperatura. Os termômetros chegaram a marcar negativos 30 graus Celsius.

Leia também:

Estabilidade da bateria em ambiente muito abaixo de zero

Caminhão em teste no frio
Imagem: Divulgação/Volta Trucks

Os testes gelados se concentraram em verificar a estabilidade térmica da bateria, o degelo e desembaçamento da cabine, o conforto térmico interno do caminhão elétrico e o acúmulo de quilometragem ao transportar cargas de diferentes pesos. Tudo tendo como pano de fundo a Volta Trucks se aproximando de iniciar a produção em série do Zero ainda este ano.

publicidade

Ian Collins, diretor de produto da empresa sueca, explicou que clientes dos mercados de lançamento da empresa (como Londres e Paris) dificilmente vão experimentar esse tipo de condição. Ainda assim, era necessário levar o caminhão ao extremo, por ser a melhor maneira de garantir o fornecimento dos mais altos níveis de qualidade e confiabilidade dos veículos. Confira o vídeo postado no canal da empresa no YouTube:

O elétrico Volta Zero tem alcance de 150 a 200 km com uma carga e pretende ter um impacto significativo no meio ambiente, prometendo reduzir as emissões de CO2 em 1,2 milhão de toneladas nos próximos três anos. O caminhão possui uma carga útil de 8,6 toneladas e apresenta uma construção sustentável com painéis externos biodegradáveis.

Outro ponto importante junto ao seu perfil sustentável está na eliminação do uso de metais preciosos ao ser equipado com baterias de fosfato de ferro e lítio. Um detalhe interessante no design moderno do Volta Zero fica por conta da ampla visibilidade de 220 graus oferecida ao motorista graças à cabine de vidro em estilo de casa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!