Veículos e Tecnologia

Novo cross Mazda CX-50 tem plataforma nova e motorização reforçada

O Mazda CX-50 é o novo SUV 2023 da marca japonesa construído em uma plataforma mais nova (compartilhada com o CX-30 e o mais recente Mazda3). Um pouco ao estilo do CX-5, o crossover pode acompanhar o sucesso de seu irmão, que é o modelo mais vendido da empresa.

Em dimensões, o CX-50 tem um corpo mais longo, mais baixo e mais largo que o CX-5, em uma proximidade com o Subaru Outback. Temos então uma distância entre eixos de 281,4 cm, sendo 472 cm de comprimento, 192 cm de largura, 162,3 cm de altura e 21,8 cm de distância do solo. Este é o primeiro veículo da marca fabricado na instalação da Mazda Toyota Manufacturing (MTM) no estado americano do Alabama.

Imagem: Divulgação/Mazda

O design externo do SUV conta com rodas de liga leve metálica cinza de 17 polegadas exclusivas (e opções em 20 polegadas em liga de alumínio) e faróis de LED. Há ainda detalhes como spoiler traseiro, espelhos retrovisores elétricos na cor da carroceria com indicadores de direção em LED e saídas de escape duplas.

Tecnologia do CX-50

A cabine do CX-50 possui itens como controles climáticos intuitivos e assentos de couro em configurações mais altas. O veículo traz também uma tela de painel de instrumentos padrão de 7 polegadas ladeada por um par de medidores físicos. A maioria dos acabamentos do novo SUV da Mazda vem de fábrica com uma tela central de 10,3 polegadas (os modelos básicos descem para uma tela de 8,8 polegadas).

Imagem: Reprodução/Car and Driver

Da mesma forma, a maior parte da tecnologia de auxílio ao motorista do crossover 2023 da marca japonesa é equipamento padrão. Isso inclui aviso de saída de faixa e assistência de permanência na faixa, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo que funciona no tráfego de paradas e partidas.

Motorização reforçada para reboque

São duas opções de powertrain para o crossover. Um motor de quatro cilindros Skyactiv-G 2.5L naturalmente aspirado produzindo 189 cv e 252 Nm de torque e outro de quatro cilindros Skyactiv-G 2.5L Turbocharged produzindo entre 230 cv / 420 Nm e 259 cv / 434 Nm, dependendo da qualidade da gasolina.

Imagem: Divulgação/Mazda

Ambos os motores são acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades. O CX-50 vem de fábrica com a tecnologia i-Activ All-Wheel Drive (AWD) – tração nas quatro rodas – e o novo Mazda Intelligent Drive Select, ou Mi-Drive, com modos de direção Sport, Off-Road e Reboque em pacotes selecionados. A Mazda diz que reforçou o resfriamento do motor do CX-50 para aumentar a capacidade de reboque. O opcional turbo de 2,5 litros em linha permite ao veículo rebocar 1.587 kg.

Imagem: Divulgação/Mazda

Um nível de acabamento Meridian Edition de competência premium se juntará à linha após o lançamento. A variante deve aumentar ainda mais sua aderência off-road, trocando as rodas de 20 polegadas do Turbo e os pneus 245/45R20 Goodyear Eagle Touring por um de 18 polegadas com pneus todo-o-terreno.

O Mazda CX-50 2023 está se preparando para chegar às concessionárias americanas nas próximas semanas. Seu preço começa em US$ 28.025 (algo perto de R$ 134 mil, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas), no CX-50 2.5 S. Daí, passando pelo CX-50 Turbo que começa em US$ 37.625 (cerca de R$ 139 mil) e pela opção Turbo Premium Plus, custando US$ 42.775, que seriam R$ 204 mil, aproximadamente, em conversão direta.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via Car and Driver e CNet

Esta post foi modificado pela última vez em 31 de março de 2022 12:42

Compartilhar
Publicado por
Ronnie Mancuzo