Posto do futuro: Mercedes revela planos para cobrar por carregamento em suas 700 mil estações

Mercedes-Benz terá nova forma de tarifas para carregamento em suas estações, diferenciando conforme o uso feito pelos motoristas
Por Ronnie Mancuzo, editado por André Lucena 04/04/2022 13h32, atualizada em 04/04/2022 14h44
Veículo da Mercedes usando uma estação carregamento
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A partir de junho de 2022, a Mercedes-Benz terá um novo sistema tarifário para quase metade de suas mais de 700 mil estações de carregamento Mercedes me Charge. A novidade nasce com foco nas diferentes formas de uso dos veículos elétricos pelos motoristas.

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São três novas opções de tarifas que podem ser escolhidas, incluindo formatos de preço fixo para o cliente, independentemente do operador da estação. A ideia é que o motorista não seja surpreendido com custos ou tenha incertezas relacionadas aos pontos de recarga de veículos.

Em outras palavras, dependendo do seu perfil de condução pessoal, o cliente escolhe a tarifa Mercedes me Charge certa para si, algo que também beneficia o planejamento de gastos da pessoa. Há também uma série de outros benefícios pontuais para os usuários.

Para carregamentos ocasionais

A primeira opção de cobrança é a Mercedes me Charge S, voltada para carregadores ocasionais. Com ela, todos os pontos de carregamento podem ser utilizados sem taxa básica mensal – os custos de carregamento são conforme o operador da rede. A tarifa S é interessante para clientes que carregam seus veículos principalmente em casa ou no local de trabalho e que apenas ocasionalmente usam a Mercedes me Charge.

Ajudando a controlar as contas dos motoristas

Já a tarifa Mercedes me Charge M é uma opção para carregadores “normais”, trazendo uma mensalidade base de € 4,90 (aproximadamente, R$ 25 por mês). Isso independentemente do que o respectivo operador da rede de carregamento cobraria por quilowatt-hora.

Em carregamento AC, convertendo, teríamos em valores de hoje (04) aproximados R$ 2 por kWh, mais uns R$ 0,30 por minuto a partir do 180º minuto; Em carregamento DC, fica R$ 2,50 por kWh, mais R$ 1 por minuto a partir do 60º minuto. A tarifa M é adequada para clientes que usam a rede um pouco mais e que preferem custos de cobrança fixos e previsíveis.

Carregando para longas distâncias

Agora, quem usa de forma mais frequente os carregadores, há a tarifa Mercedes me Charge L, voltada para motoristas que percorrem longas distâncias e que também traz preço fixo. Aqui, a mensalidade básica é de quase € 18, que seriam cerca de R$ 91 mensais.

Na tarifa L, seriam R$ 1,67 por kWh, mais R$ 0,30 por minuto a partir do 180º minuto em carregamento AC, quando convertemos os valores para nossa moeda. Em carregamento DC, temos quase R$ 2 por kWh, mais R$ 1 por minuto a partir do 60º minuto, convertendo. O carregamento super rápido de até 350 kW na rede IONITY está disponível nesta opção por € 0,35 (R$ 1,78) por kWh, além de outros benefícios pontuais.

O novo formato de cobrança da Mercedes-Benz deverá começar em junho na Europa, em cerca de 300 mil estações públicas de carregamento localizadas nas cidades, em centros comerciais, hotéis e afins. O Mercedes me Charge oferece aos clientes acesso a mais de 850 operadores de pontos de carregamento no continente europeu.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.