A indiana Tata Motors, divisão de veículos do maior conglomerado da Índia, o Tata Group, acaba de apresentar o Curvv, modelo para seu novo elétrico BEV. Em um design coupé, o modelo surge dentro de uma espécie de especialização da empresa, que é a maior produtora de carros SUV daquele país, além de ser desde 2008 proprietária da clássica Jaguar Land Rover (numa ironia do destino que foi notada na época, já que a Índia era colônia britânica).

Temos então no conceito elétrico um desenho que obedece uma altura de condução elevada com revestimento resistente. Há um grande deslocamento dos para-lamas dianteiros e traseiros acompanhando rodas que trazem inserções de lâminas aerodinâmicas isolando aberturas e permitindo um melhor fluxo de ar pelas superfícies.

publicidade
Curvv de lado
Imagem: Divulgação/Tata Motors

Para a luz de rodagem diurna (DRL) do Curvv, a Tata preparou um estilo fino, sendo acompanhada de um design triangular dos faróis. Com lâmpadas em LED, o SUV ainda possui nesta área frontal uma barra de luz horizontal, que segue algumas das tendências de iluminação mais recentes encontradas nos carros elétricos pelo mundo.

O para-choque inferior dianteiro tem um padrão ranhurado, um tema que se repete na traseira e no design aerodinâmico das rodas. A abertura da luz do dia tem um gráfico típico de um coupé SUV, que flui para o pilar C e a tampa de trás – o acabamento do Curvv é feito em preto de alto brilho.

publicidade
Parte de trás do conceito da Tata
Imagem: Divulgação/Tata Motors

Seu teto panorâmico de vidro integra o spoiler traseiro com a linha do teto. Iluminação em uma construção horizontal de ponta a ponta também surge na parte traseira do veículo, sendo que no vidro de trás há uma área iluminada em vermelho acompanhando parte das bordas laterais.

Já o interior do conceito integra tecnologias de bordo e interface HMI de última geração, segundo informa a Tata. Telas e áreas sensíveis ao toque estão por toda a cabine. Confira mais na apresentação feita pela empresa no YouTube:

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=MY-0lQNpTbI

Produção do Curvv começando no ano que vem

A produção do Curvv está programada para começar no final de 2023, com entregas começando em 2024. Os planos da Tata são de preparar o elétrico coupé SUV com um alcance de mais de 400 km. Enquanto isso, as expectativas são de um preço partindo dos US$ 30 mil, posicionando o veículo acima do SUV Nexon, um dos grandes nomes da montadora indiana.

Estamos falando em valores acima dos R$ 141 mil em conversão direta hoje (7), desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. Detalhes como potência e a taxa máxima de carregamento são desconhecidos por enquanto. A Tata planeja ter pelo menos dez carros totalmente elétricos à venda até o final de 2025.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!