Nesta sexta-feira (8), dia marcado pelo importante lançamento da primeira missão privada à Estação Espacial Internacional (ISS), é comemorado o Dia Mundial da Astronomia. No entanto, isso acontece apenas no Brasil, já que, em outras partes do mundo, a data é celebrada em 10 de maio. 

A Astronomia é uma ciência tão importante que tem diversos dias para se comemorar. Imagem: Marcelo Zurita

Ainda que não exista qualquer documento que oficialize ou justifique a escolha dessas datas, o fato é que qualquer ocasião é válida para falar do universo e comemorar as grandes descobertas e conquistas cada vez maiores da ciência nessa área.

É importante salientar que a expressão “Dia Mundial” é diferente da expressão “Dia Internacional”, nomenclatura usada para os dias comemorados em duas ou mais nações. 

Existe, de fato, o Dia Internacional da Astronomia, comemorado no mundo inteiro duas vezes por ano, na primavera e no outono. São datas móveis, definidas pelo calendário lunar, e, em 2022, serão nos dias 7 de maio e 1º de outubro, ocasiões em que sociedades astronômicas, planetários, museus e observatórios promovem sessões públicas de observação, apresentações, workshops e outras atividades para aumentar a conscientização do público sobre astronomia e nosso maravilhoso universo.

publicidade

Essa data surgiu em 1973 nos Estados Unidos, com o objetivo de criar uma interação entre o público em geral e os astrônomos profissionais.

Leia mais:

Aqui no Brasil, um importante evento que ocorre nesta sexta-feira, por exemplo, é a inauguração de novos equipamentos do Museu Aberto de Astronomia (MAAS), marcando também o nascimento do grande astrônomo Jean Nicolini, que comemoraria 100 anos neste sábado (9), se estivesse vivo.

Existem também outras datas comemorativas relacionadas à Astronomia no Brasil. O Dia do Astronauta é celebrado em 9 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (EAB) em 2006. A missão foi responsável pela viagem do primeiro astronauta brasileiro – o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes – até a ISS. 

Também comemoramos, em 2 de dezembro, o Dia do Astrônomo. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Dom Pedro II, que era um apaixonado por Astronomia, sendo considerado astrônomo amador e patrono da Astronomia no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!