Dotado de uma pintura extravagante remetendo a um tubarão, o jato E190-E2 TechShark da Embraer realizou uma turnê pelo Vietnã. Com paradas em Hanói, Ho Chi Minh City e Con Dao, o avião demonstrou sua eficiência de combustível, baixa emissão de ruído e ótimo desempenho em pistas curtas.

O E190-E2 é um jato de médio alcance que foi apresentado pela primeira vez em 2013 no Paris Air Show, entrou em serviço em 2018, mas que começou a ostentar a pintura de tubarão em branco e azul no ano passado. Descrito como uma alternativa eficiente para aeronaves maiores, o TechShark é um avião de corredor único com até 114 passageiros – com a configuração de dois assentos de cada lado.

publicidade

Leia também:

Um jato ecológico e poderoso

E190-E2 com pintura de tubarão
Imagem: Divulgação/Embraer

A nível de tecnologia, a aeronave possui uma versão atualizada baseada nos E-jets mais recentes de primeira geração. Projetado para maior eficiência de combustível e redução de ruído, seu perfil é o mais ecológico possível com sistemas de propulsão convencionais.

publicidade

Estamos falando de dois motores Pratt & Whitney PW1900G GTF, prometendo um alcance impressionante de até 2.850 milhas náuticas (5.278 km) e uma velocidade máxima de Mach 0,82 (1.012 km/h). Conforme explica a Embraer, o E190-E2 oferece “os menores custos operacionais para as companhias aéreas e excelente desempenho, que permite o acesso a aeroportos com restrições devido a grandes altitudes ou pistas mais curtas”.

Jato na pista
Imagem: Divulgação/Embraer

Em paralelo à turnê de demonstração, a Embraer divulgou um estudo sobre o cenário do futuro da aviação no Vietnã, intitulado “Potencial de Conectividade do Vietnã”. Nele, a empresa brasileira compartilha suas visões de mercado sobre como os jatos regionais podem permitir que as companhias aéreas melhorem a conectividade aérea no Vietnã e no exterior.

publicidade

A família de aeronaves E2 da Embraer é composta pelo E190-E2 e E195-E2. Esses jatos são operados por várias companhias aéreas em todo o mundo, incluindo KLM (Holanda), Helvetic Airlines (Suíça), Azul (Brasil), Air Peace (Nigéria) e, em breve, Porter Airlines (Canadá). Atualmente, no Vietnã, a Bamboo Airways conta com uma frota de cinco E190, e a Vietstar Airlines opera aeronaves da Embraer para seu serviço de fretamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

publicidade

Via Embraer