Nikola celebra o início das remessas de seu caminhão elétrico Tre BEV em produção

A empresa americana Nikola realizou um evento em celebração das primeiras remessas de seu caminhão elétrico Tre BEV em produção
Ronnie Mancuzo28/04/2022 14h43
Caminhões elétricos Tre da primeira remessa da Nikola
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma cerimônia especial, a empresa americana de caminhões elétricos Nikola celebrou o início das remessas de seu modelo Tre, que entraram em produção no dia 21 de março deste ano. Antes disso, houve também uma fase piloto, durante a qual as duas primeiras unidades foram entregues aos clientes em 17 de dezembro de 2021.

Agora, os clientes da Nikola estão recebendo os primeiros caminhões elétricos a bateria (BEV) produzidos em série. Neste cenário de empolgação, Mark Russell, CEO da empresa, disse que “no próximo ano, os veículos elétricos a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) estão planejados para serem adicionados ao mix de fabricação”.

Leia também:

O evento de celebração da Nikola foi realizado na instalação da empresa em Coolidge, cidade localizada no estado americano do Arizona. Nesta fábrica, a Fase 1 fornece uma capacidade de produção de 2.500 caminhões anualmente. A construção da área de expansão de montagem da Fase 2 já começou e deve ser concluída em 2023, com capacidade de produção de até 20.000 caminhões por ano em dois turnos.

Acrescentando sobre esse volume de produção, há ainda a fábrica da Nikola em Ulm, na Alemanha, no complexo industrial da Iveco, que foi concluída anteriormente. No local, a capacidade de produção é de até 2.000 veículos anualmente, sendo expansível para até 10.000 caminhões por ano.

563 km de alcance dos elétricos caminhões da Nikola

De qualquer forma, a empresa não divulgou quantos clientes já estão adquirindo o Tre BEV nem quantas unidades serão entregues nesta primeira remessa. Dentre suas características, o caminhão traz até 563 km de alcance (em um ciclo de teste não revelado), capacidade da bateria de 753 kWh, velocidade máxima de 121 km/h, potência do sistema de cerca de 653 cv (480 kW), carregamento rápido DC: 10-80% em 120 minutos a até 240 kW.

Por sua vez, os caminhões Tre FCEV (nos quais um tanque leva hidrogênio líquido e reações químicas o transformam em eletricidade) são uma iniciativa do ex-CEO da General Motors Steve Girsky – e a GM é uma das maiores acionistas. No mês passado, a Nikola demonstrou esses veículos na prática em uma ação comercial, como vimos aqui. A viagem teve 579 km de percurso, entre Phoenix, no Arizona, e Ontário, na Califórnia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.