Lotus explica o segredo para fazer um SUV elétrico com menos de duas toneladas: buracos

Matt Windle, diretor da britânica Lotus, diz que o SUV elétrico Eletra é cerca de 200 a 500 quilos mais leve que os modelos padrão
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 20/05/2022 16h17
Lotus Eletre, SUV elétrico da marca
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Iniciando no mundo dos carros SUV com seu Eletre, a Lotus está empenhada em manter uma espécie de tradição em veículos leves, mesmo em modelos carregando pesadas baterias. De acordo com Matt Windle, diretor da montadora britânica, o utilitário elétrico (conhecido anteriormente como Type 132) vai pesar menos de duas toneladas.

“Comparado a um SUV padrão, é provavelmente 200 a 500 quilos mais leve”, disse o executivo em um evento esta semana. Só para termos uma ideia melhor, um luxuoso SUV Bentayga da Bentley pesa cerca de 2.514 quilos.

Esse peso do Eletra ainda significa mais que o dobro do que pesa um roadster Lotus Elise, ou aproximadamente três vezes o que um Lotus Elan registra na balança, ou ainda quatro vezes o peso de um Lotus Seven original de 1957, agora vendido pelo nome Caterham. Mas estamos falando de um SUV elétrico, e pesar menos de duas toneladas nesse segmento é realmente uma façanha.

Buracos em todo o SUV

Windle revelou que um novo chassi e interior ajudaram a manter o peso do Eletre baixo. “Uma mistura de tecido de lã [no interior] tem cerca de metade do peso do couro. Os buracos também estão em todo o carro, nas cavas das rodas e no capô.”.

Remetendo ao fundador da Lotus, Colin Chapman, o diretor da montadora disse que “nada é tão leve quanto um buraco”. Entretanto, Windle lembra que essa leveza para o SUV elétrico “depende de como você especifica” o carro – um Eletre “carregado” vai pesar mais de duas toneladas, afinal.

Pode parecer engraçado falando assim, mas buracos numa estrutura (ou cavidades, lacunas, ou estrutura vazada, alguma palavra menos cômica) são comuns em importantes. Acontecem em facas vazadas, por exemplo, e a função é a mesma: diminuir o peso (e economizar material).

Buracos, diminuindo o peso, serão necessários permitir números como disparo de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos informados para o Eletre. Não só isso, outros fatores que podem ser beneficiados são a velocidade máxima de até 260 km/h e a autonomia de 560 km.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

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Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital