Esta imagem é real? F-16s americanos aparecem como que se fundindo no ar

Em foto surreal, quatro caças F-16 Fighting Falcon parecem se fundir nos céus. Fato ou lenda? Entenda aqui a história por trás da foto
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 03/06/2022 16h58, atualizada em 03/06/2022 18h47
Quatro caças F-16 Fighting Falcon em acrobacia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há alguns dias, a equipe de demonstração dos Thunderbirds da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) participou de um show na cidade de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. Como resultado, cenas fantásticas ao vivo para os presentes, com direito a uma captura precisa em foto de um momento onde quatro caças F-16 Fighting Falcon “se fundem” nos céus.

Sim, a foto de abertura é real. É parcialmente fruto de um efeito de perspectiva. Mas parcialmente fruto também do fato de os aviões estarem absurdamente próximos.

Duas aeronaves F-16 realizando uma manobra acrobática
Imagem: dois F-16 Fighting Falcons pilotados pelos Thunderbirds em apresentação em outubro de 2021 – durante a operação aérea, também ocorre a formação de quatro caças em uma curvatura de 360 ​​graus em “Diamante”, pós-combustão e freios a acionados/Divulgação/USAF

Quatro caças F-16 como se fossem uma só fera nos céus

Esse tipo de aeronave é empregado desde a década de 1980 nas apresentações do esquadrão militar especial americano de acrobacias. Seu desenvolvimento foi iniciado na década de 1970 com a função estratégica de assumir o espaço aéreo inimigo. Além da poderosa competência em armamento para as missões, sua velocidade ultrapassa os 2.400 km/h, em alturas de cerca de 15.000 metros.

Detalhes das diversas manobras realizadas pelos pilotos acrobáticos da USAF muitas vezes são perdidos pelos olhos humanos. Felizmente, nesta recente apresentação na Flórida, foi possível capturar um movimento impressionante, abençoado pelo ângulo da câmera e compartilhado no Twitter pelo perfil oficial de recrutamento da Força Aérea americana:

Usando uma gíria comum para os pilotos dos caças, “zoomies”, a Air Force Recruiting mostrou uma foto que parece até irreal ou resultado de um trabalho em computador. Chega a assombrar a mente pensar que os quatro F-16 Fighting Falcon poderiam facilmente se tocar em tamanha velocidade, mas isso é algo que a impressionante habilidade daqueles dentro das cabines das aeronaves definitivamente não deixa acontecer.

Estamos falando de pilotar um jato com 9,8 metros de envergadura, 14,8 metros de comprimento, 4,8 metros de altura, capaz de um peso máximo de decolagem em 16.875 kg. Oficialmente, o F-16 Fighting Falcon tem sido um dos principais componentes das forças de combate comprometidas com a guerra ao terrorismo desde 11 de setembro de 2001.

Leia também:

No site oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, há o cronograma para as próximas apresentações dos Thunderbirds com seus poderosos caças F-16. E só neste mês de junho, os pilotos estão programados para fazer suas acrobacias em todos os finais de semana em diferentes cidades americanas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: