Segundo um novo relatório da Elev, empresa brasileira fundada em 2021 e voltada para o ecossistema de mobilidade elétrica, os carros elétricos podem contar com 400 eletropostos na cidade de São Paulo. O montante foi registrado conforme as instalações cadastradas em sua plataforma, referentes a pontos públicos e semi-públicos (disponíveis em shoppings e mercados, por exemplo).

Esse número representa 33,3% dos 1,2 mil eletropostos cadastrados em todo o Brasil no aplicativo da Elev até maio deste ano. A ferramenta pode ser encontrada para aparelhos Android e iOS e permite aos usuários atuarem de forma coletiva, fornecendo informações e dados sobre os pontos de recarga nas cidades onde moram. Para Ricardo David, sócio-diretor da empresa, o número de instalações cadastradas na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista.

Leia também:

De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) houve um crescimento de 78% do número de emplacamentos de veículos elétricos leves no Brasil nos primeiros quatro meses de 2022. Em números, temos 3.123 emplacamentos em abril para um montante de 12.976 unidades comercializadas no ano. Em 2021, o total foi de 7.290 nos quatro primeiros meses.

publicidade

Mais carros elétricos, mais eletropostos

Para David, há uma demanda crescente no país para a eletromobilidade. “Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma o executivo.

O número geral de carregadores e pontos de carregamento de carros elétricos no Brasil pode ser ainda maior do que o total de eletropostos públicos e semi-públicos registrado na plataforma da Elev. Isso porque, conforme explica David, muitos usuários de veículos eletrificados utilizam carregadores em casa.

“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências, já verificamos uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Tobias Arhelger/Shutterstock