O Type-X, um Veículo Robótico de Combate (RCV) da Milrem Robotics, desenvolvedora de veículos robóticos sediada na Estônia, é um robotanque autônomo operado e rastreado por meio de tecnologia de inteligência artificial (IA). Em um novo vídeo no YouTube, a empresa compartilhou cenas dessa máquina efetuando os primeiros disparos com o Protector Remote Turret (RT40), plataforma desenvolvida pela Kongsberg Defense & Aerospace.
Como potencial bélico, o Protector RT40 da fornecedora norueguesa de sistemas e produtos de defesa vem com um poderoso canhão Bushmaster de 30 mm com sistema de manuseio de munição sem link. E esta é apenas uma das várias cargas que o Type-X pode transportar, de uma lista que também inclui canhões de até 50 mm, mísseis antitanque e um drone amarrado para consciência situacional contínua.
Leia também:
- Object 279: tanque da União Soviética feito para ser à prova de explosão nuclear está de volta à ativa
- Ucrânia encontra contêiner equipado com o sistema mais avançado de guerra eletrônica da Rússia
- Não é só robô cachorro: navio autônomo dispara mísseis sozinhos em teste
No vídeo da Milrem, o autônomo Type-X aparece em ação enfrentando trilhas e com a torre remota Protector atirando em vários alvos, incluindo carros sucateados. As cenas são, de certa forma, impressionantes, à medida em que começamos a imaginar esse tipo de veículo em situações reais de conflito.
Máquina de combate robótica
O Type-X é considerado a plataforma base para a chamada Nordic Robotic Wingman (NRW), um veículo de combate robótico capaz de atender a requisitos dos países nórdicos e da Europa Ocidental – e também dos Estados Unidos, como traz a nota oficial da Milrem. Isso inclui apoio aos tanques de batalha principais (MBT) e veículos de combate de infantaria (IFV), como o Leopard 2 ou o sueco CV90.

Seu sistema de IA pode direcioná-lo para onde for necessário ou pode ser programado com funções siga-me, navegação por pontos de referência e detecção de obstáculos. Além disso, o veículo tem sua própria proteção anti-artilharia e minas.
O Type-X, no qual o NRW se baseia, fornece poder de fogo e uso tático igual ou superior a uma unidade IFV e, de acordo com sua desenvolvedora, fornece às unidades mecanizadas os meios para romper as posições defensivas inimigas com risco mínimo para suas próprias tropas. A Milrem Robotics também está introduzindo em seu robotanque um recurso chamado Indirect Drive, que permite operações controladas remotamente em velocidades mais altas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!