A Audi entrou na semana passada com uma ação judicial em um tribunal de Munique contra a NIO, uma das principais marcas de carros elétricos da China. No processo divulgado pelo jornal alemão Handelsblatt, a montadora acusa a rival asiática de batizar dois dos seus modelos, o ES6 e o ES8, com nomes muito semelhantes ao S6 e ao S8, veículos da Audi.
Trataria-se, então, de um plágio na identificação — e não técnico-estrutural, como comumente os chineses são acusados. Afinal, o ES6 e o ES8, da NIO, são SUVs de luxo elétricos, enquanto os carros da Audi são sedãs de alto desempenho movidos a gasolina. Representantes das duas montadoras se recusaram a comentar sobre o processo.
A NIO começou a vender seus carros elétricos na Noruega em 2021 e planeja lançá-los na Alemanha a partir do fim deste ano. No país escandinavo, a montadora tem alcançado sucesso pela construção de boa qualidade e autonomia extensa — algo pelo qual as marcas chinesas lutaram no passado e que pode estar assustando as fabricantes alemãs. Atualmente, além dos utilitários supracitados, a marca conta com três carros: o cupê EP9, o SUV EC6 e o sedã ET7 — todos elétricos.
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Pioneirismo em tecnologia de bateria
A NIO também tem alcançado sucesso na Noruega em função de suas baterias intercambiáveis. É possível, por exemplo, entrar no eletroposto, trocar as células de bateria e sair sem deixar o veículo. Todo o processo leva de dois a três minutos enquanto em um carregador rápido o tempo de recarga seria aproximadamente de 20 a 30 minutos.
A NIO espera ainda oferecer o ET7 em uma versão com bateria de estado sólido de 150 kWh com autonomia de 1.000 km. Vale lembrar que as baterias de estado sólido têm um maior potencial de carregamento rápido por serem mais seguras e simples do que as líquidas. Elas também são menos poluentes no que tange ao regime de produção.

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