Hipercarro elétrico a hidrogênio com mais de 1.000 cv pesa menos de 1.000 kg e tem design Pininfarina

O Apricale é um hipercarro elétrico com nova abordagem em célula de hidrogênio, capaz de oferecer mais de 1.000 cv e com design Pininfarina
Ronnie Mancuzo23/06/2022 18h05
Apricale, hipercarro elétrico com célula de hidrogênio
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A Viritech, uma startup de energia limpa britânica, revelou seu hipercarro elétrico de célula de hidrogênio (FCEV) Apricale, com mais de 1.000 cv e design criado pela especialista italiana Pininfarina. Sua estreia ocorreu hoje (23) no Festival de Goodwood, na Inglaterra.

Este potente veículo com zero emissões pesa menos de 1.000 kg em uma estrutura monocoque de fibra de carbono e terá suas vendas limitadas a 25 unidades, custando cada uma delas cerca de £ 1,5 milhão. Tanta exclusividade significa R$ 9,6 milhões em conversão direta, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas.

Detalhe da frente do hipercarro
Imagem: Divulgação/Goodwood Festival

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As entregas do hipercarro estão previstas para o início de 2024, com sua produção sendo realizada nas instalações da Pininfarina, localizadas na cidade italiana de Turim. O Apricale é alimentado por dois motores de 400 kW, cada um montado em cada eixo, gerando um total de 800 kW (cerca de 1.087 cv).

Veículo a hidrogênio sendo exibido em festival
Imagem: Divulgação/Goodwood Festival

A célula de combustível de hidrogênio é complementada com uma bateria de 6 kWh, tudo em um “novo tipo de abordagem” realizado pela empresa e gerando 560 km de alcance antes da recarga. Em virtude do design leve adotado e criado pela Pininfarina, a Viritech não sentiu a necessidade de adicionar vetorização de torque, então a máquina usa diferenciais mecânicos.

Uma demonstração de potência em hidrogênio

Apesar do planejamento de unidades à venda, o Apricale está sendo considerado principalmente uma ferramenta de demonstração para a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Viritech. A empresa planeja oferecer esse produto para outras empresas automotivas, para ser usado em modelos FCEV como carros elétricos de passeio, veículos pesados ​​de mercadorias, aeronaves e barcos.

Hipercarro visto de trás
Imagem: Divulgação/Viritech

O chefe de tecnologia da Viritech, Matt Faulks, disse que “as células de combustível de hidrogênio têm sido, até agora, usadas como extensores de alcance para powertrains com baterias em seu coração. Nós basicamente viramos essa abordagem de cabeça para baixo, desenvolvendo um trem de força em torno de um sistema de célula de combustível de centenas de kW suportado por uma bateria leve, mas altamente eficiente”.

Faulks acrescentou que o sistema oferece desempenho poderoso para o Apricale, mas com menos da metade do peso dos hipercarros elétricos a bateria típicos. Nesta abordagem da Viritech, as células de combustível são a principal fonte de energia, com a bateria sendo usada para ajudar na aceleração e na condução de desempenho e a frenagem regenerativa atuando na recarga.

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Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.